• Spammers: Entrega de Malware com Fotos Comprometedoras não Existentes

    Caso um usuário receba um e-mail dizendo que as fotos nuas dele mesmo ou de seu namorado ou namorada teriam vazado na Internet, ele jamais deverá abrir o anexo contido na mensagem. Isso porque o anexo com as supostas "fotos", trata-se de um malware que rouba informações confidenciais. O mesmo vale para anexos alegando que o usuário teria "quebrado" a conta de e-mail do remetente, e que uma investigação criminal sobre o assunto estaria em curso.




    Spammers Intimidam Usuários para Propagar Malware


    De acordo com um levantamento feito pela Sophos, uma enxurrada de e-mails com spam ostentando uma variedade de linhas de assunto e similares contendo reivindicações semelhantes, foram bater nas caixas de entrada dos usuários nos últimos dias. Eles foram ameaçados com supostas denúncias que seriam feitas, oferecimento de ajuda em rastrear "o elemento que fez isso", ou mesmo um pedido de explicação. Independente do que estaria sendo "ofertado" nessas mensagens, todas elas pediam que os usuários verificassem o conteúdo do anexo foto.zip.

    Infelizmente, para aqueles que não são capazes de resistir a sua própria curiosidade ou são facilmente seduzidos por ameaças vazias, o arquivo em anexo contém uma variante do Trojan ZeuS / Zbot que, uma vez executado, será prontamente instalado no computador das vítimas e inicia o registro de informações confidenciais e de suas credenciais online. Como já foi feito muitas vezes, os usuários são aconselhados a nunca baixar os anexos contidos em e-mails não solicitados, que sejam bastante cautelosos com e-mails que evocam uma reação imediata e mexem com a parte emocional do indivíduo - mesmo quando esses e-mails parecem vir de amigos.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2159

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L