• Projeto Cidades Digitais: 80 Municípios Receberão Serviços de Internet até Dezembro

    Na última segunda-feira, dia 02/07, o Ministério das Comunicações divulgou a lista contendo os nomes dos 80 municípios que farão parte do projeto piloto de implantação de Cidades Digitais. Para alavancar o projeto, o governo federal vai aplicar diretamente R$ 40 milhões na construção de redes metropolitanas de fibras óticas, a partir de empresas que serão selecionadas em um pregão eletrônico.

    De acordo com Lygia Pupatto, secretária de Inclusão Digital do Minicom, as cidades terão um anel de fibras óticas; esse anel vai conectar todos os órgãos públicos das prefeituras e até o fim desse mês de julho, a SLTI (Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento), lançará os editais relacionados aos aplicativos de gerenciamento. Caso não ocorra nenhum problema, tudo estará pronto até o fim de dezembro.




    Cidades de Todas as Regiões do Brasil Serão Contempladas pelo Projeto


    Todos os 80 municípios contemplados foram selecionados a partir de 192 propostas de projeto, que foram apresentadas ao Ministério, levando em conta critérios de porte e desenvolvimento (são cidades de até 50 mil habitantes, com baixo IDH). Além disso, todas essas cidades encontram-se em raios de até 50 km do backbone da Telebras, para viabilizar as conexões.

    O governo federal vai financiar as redes de fibra ótica, que serão doadas aos municípios. As prefeituras, então, poderão assumir diretamente o custeio ou mesmo autorizar a prestação do serviço por terceiros. Em situações assim, a capacidade extra (após o atendimento aos pontos públicos) poderá ser vendida, o que permitiria a continuidade dos acessos e a manutenção da rede, sem que houvesse custos para as cidades em questão.


    Saiba Mais:

    [1] Ministério das Comunicações http://www.mc.gov.br/tema-inclusao-d...dades-digitais

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L