• Greyhole: Pool Storage de Alta Expansibilidade para Homeservers

    Devido a muitos de nós possuirmos vários computadores, discos rígidos e drives removíveis, faria todo o sentido termos um pool universal de armazenamento de dados combinado. Sendo assim, podemos contar com o utilitário de software livre Greyhole, que desempenha exatamente essa função. De acordo com suas estatísticas de utilização, a média de tamanho do Greyhole é 6.4TB, e contém 5 unidades. O maior deles tem 43 TB e utiliza 26 unidades. Além disso, o usuário médio do Greyhole utiliza 67% da capacidade de seu pool de armazenamento.







    Greyhole utiliza o Samba para criar um pool de armazenamento de todos as unidades disponíveis, permitindo aos usuários criar cópias redundantes de arquivos, evitando a perda de dados quando houver alguma falha em seu hardware. Os usuários podem adicionar e configurar muitas unidades (interna, externa, USB, e-Sata, Firewire) como quiserem em seu pool de armazenamento, cuja resultante será a soma de espaço livre total em todos os discos incluídos nas unidades.

    Vale ressaltar que as cópias de arquivos do Greyhole são arquivos comuns, visíveis em qualquer máquina, sem qualquer a necessidade de qualquer hardware ou software específico. Se o utilizador tirar um disco rígido de seu pool storage e montá-lo em qualquer outro lugar, ele será capaz de ver todos os arquivos que Greyhole armazenou nele. Eles terão os mesmos nomes, e estarão no mesmo diretório esperado que eles estejam.

    Para quem não sabe o que é um pool de armazenamento, trata-se de um conjunto de discos no qual o servidor DPM (Data Protection Manager), tem a capacidade de armazenar réplicas e pontos de recuperação.


    Saiba Mais:

    [1] PentestIT.com http://www.pentestit.com/greyhole-ea...-home-servers/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L