• Redes Sociais: Risco Número 1 para Segurança da Informação

    Com a crescente consumerização de TI , a área de segurança da informação está tendo uma certa dificuldade em gerenciar os riscos, de acordo com pesquisa publicada pela McAfee em sua Cúpula de Segurança, em Londres. Isto é exemplificado pela introdução de dispositivos pessoais, pelo crescimento das redes sociais e pela explosão dos processos employed-created e gerenciados de dados. Quase 62% dos entrevistados neste levantamento, citaram a rede social como uma ameaça significativa à segurança da informação em sua organização, enquanto o crescimento de e-mails e outros dados não estruturados veio em segundo lugar, com 59% reconhecendo-os como um risco grave.




    Redes sociais, devido a inadequação comportamental de muitos usuários ao utilizá-las, passam a ser grande preocupação para a área de segurança da informação


    Quando foi abordada a questão da segurança móvel, o maior problema continua sendo as práticas e comportamentos de usuários e não a tecnologia em si, com os funcionários a seguir políticas de retenção de dados (59%), e dispositivos perdidos ou roubados (58%) no topo da lista de preocupações.

    Outras conclusões da pesquisa envolvem a qualidade das políticas de BYOD. Será que elas estão ruins? Nesse contexto, os profissionais de TI demonstram sérias preocupações sobre o impacto de práticas de BYOD sobre segurança e gerenciamento de ameaças. Menos de um em cada cinco inquiridos (19%), disseram que suas organizações tinham uma política global para BYOD direcionada aos dispositivos pessoais dos usuários, e mais da metade daqueles cujas organizações tinham adotado essa política, sentiram que aumentou significativamente a complexidade da segurança.

    Sobre os riscos pessoais, 46% dos entrevistados acharam que os dispositivos de consumo de propriedade pessoal representam uma ameaça significativa, em comparação a apenas 27% dos que pensavam o mesmo de dispositivos de consumo concedidos pela empresa.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=13927

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L