• Bancos Americanos, Ataques DDoS e Contratação de Botnets

    Que os bancos norte-americanos estão sofrendo ataques DDoS, o famigerados ataques distribuídos de negação de serviço não é nenhuma novidade. O que assusta os clientes desses bancos, os executivos das instituições e os especialistas em segurança da informação é nível elevado com que esses ataques vem ocorrendo. Tal como aconteceu com o primeiro, a responsabilidade por este ataque, que começou em dezembro, foi reivindicada por um grupo de crackers que se apresenta sob o nome de "Izz ad-Din al-Qassam Cyber-Fighters". Tal atitude estaria, supostamente, caracterizando uma maneira de vingar-se sobre os EUA para o lançamento de um trailer do filme em que o profeta muçulmano Maomé foi zombado e ridicularizado.


    Mas, como funcionários do governo dos Estados Unidos afirmou para o NYT na terça-feira, o verdadeiro mandante dos ataques é o Irã. Sem oferecer qualquer prova, eles dizem que o escopo, a sofisticação e os alvos dos ataques apontam para um esforço patrocinado pelo Estado, e que eles consideram que este seja uma retaliação pelas sanções econômicas que os EUA impuseram ao país, e os ataques cibernéticos que dirigiram contra as instalações nucleares iranianas. O governo iraniano, é claro, negou estar envolvido nessa ocorrência.

    Enquanto isso, os pesquisadores de várias empresas de segurança estão investigando os ataques e chegaram à conclusão de que os atacantes utilizaram data centers e nuvens, e até mesmo suas próprias nuvens privadas em todo o mundo para enviar pedidos criptografados para sites dos bancos.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=14218