• Polícia Espanhola Prende Desenvolvedor do Trojan BKA

    Na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a polícia espanhola anunciou que o desenvolvedor suspeito de projetar o trojan BKA havia sido preso em Dubai, nos Emirados Árabes, e que mais 10 suspeitos em conexão com a fraude on-line foram detidos na Espanha. Segundo o anúncio, o jovem de 27anos de idade, de nacionalidade russa, seria o grande responsável pela tecnologia da praga cibernética e também lidou com a implantação do malware.


    Jovem de 27 anos foi preso pela polícia da Espanha, pela criação e propagação do trojan BKA

    O grupo que foi preso pela polícia espanhola é composto de de seis russos, dois ucranianos e dois elementos oriundos da Geórgia. Ao que tudo indica, os cibercriminosos usaram este trojan para extorquir cerca de € 1 milhão (cerca de £ 860.000) por ano. Durante a operação "Ransom", a polícia espanhola colaborou com os trabalhos de investigação da Europol e com as agências ligadas à Interpol. De acordo com a agência de notícias alemã DPA, o desenvolvedor suspeito de criar do trojan foi preso durante as férias que estava passando em Dubai em dezembro de 2012, e deverá ser deportado para a Espanha.

    Além de executar as prisões, a polícia também teria feito buscas em seis casas na Espanha, em uma das quais eles disseram que, durante todo esse processo de investigação, busca e apreensão, estava o equipamento utilizado para as atividades cibercriminosas realizadas pelo grupo.


    Saiba Mais:

    [1] Heise On-line http://www.h-online.com/security/new...n-1803788.html

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L