• Slick 1.0 Simplifica Acesso a Banco de Dados com Scala

    Slick, uma biblioteca de acesso de banco de dados para a linguagem Scala projetada pela Typesafe, atingiu o seu primeiro Milestone. Slick permite aos desenvolvedores escrever suas consultas de banco de dados no Scala, ao invés de uma linguagem de banco de dados como SQL nativo, colhendo os benefícios de verificação estática e segurança proporcionada pelo tempo de compilação consultivo da biblioteca.



    A ferramenta pode ser extendida com vários backends de banco de dados diferentes, e permitir aos desenvolvedores o acesso aos dados armazenados nele como se estivessem diretamente utilizando coleções do Scala. Por exemplo, a criação de uma tabela ficaria assim:

    object Coffees extends Table[(String, Int, Double)]("COFFEES") { def name = column[String]("COF_NAME", O.PrimaryKey) def supID = column[Int]("SUP_ID") def price = column[Double]("PRICE") def * = name ~ supID ~ price}


    Com a inserção de valores, ficaria dessa forma:

    Coffees.insertAll( ("Colombian", 101, 7.99), ("Colombian_Decaf", 101, 8.99), ("French_Roast_Decaf", 49, 9.99))


    Consultas podem, então, ser expressas como uma função de escoamento, que podem ser enumeradas assim:

    val q = for { c <- Coffees if c.supID === 101 // ^ comparing Rep[Int] to Rep[Int]!} yield (c.name, c.price)println(q.selectStatement)q.foreach { case (n, p) => println(n + ": " + p) }


    Com a liberação do Slick 1.0, os desenvolvedores estão entregando a primeira grande atualização para a biblioteca desde que foi lançada em agosto de 2012. A nova versão apresenta melhorias, tais como a capacidade de recuperar imediatamente as chaves primárias que foram geradas de forma automática:


    val ids = A.data returning A.id insertAll ("foo", "bar")


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online http://www.h-online.com/open/news/it...a-1802577.html



    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L