• Oracle Financial Services Lança New Enterprise Risk Management Applications

    Para ajudar as instituições financeiras a atender os processos de gerenciamento na atualiadade, levando em consideração os riscos crescentes e requisitos de compliance, a plataforma Oracle Financial Services ampliou o seu Financial Services Enterprise Risk Management para incluir um novo modelo de solução de gerenciamento de risco, bem como as ofertas avançadas para gestão de capital regulamentar e de gestão de risco de crédito.

    A suíte Financial Services Enterprise Risk Management, que faz parte da família Financial Services Oracle Applications Analytics, fornece uma plataforma unificada que ajuda as instituições financeiras de hoje a estarem em conformidade com os requisitos cada vez mais complexos, principalmente em relação ao desempenho. Além disso, a plataforma end-to-end permite que as organizações de serviços financeiros possam, efetivamente, identificar e gerenciar riscos para dar suporte aos seus objetivos de desempenho ajustados ao risco, promovendo uma cultura de gestão pró-ativa de riscos e a redução dos custos de conformidade.


    Plataforma Oracle Financial Services Model Risk Management

    Para atender a evolução dos mandatos regulatórios, as instituições financeiras exigem cada vez mais que haja uma visão abrangente sobre os riscos associados à imprecisões ou modelos financeiros que não estejam sendo implementados de forma adequada, além de questões relacionadas aos negócios. Muitas empresas estão lutando para conseguir esta transparência, porque elas continuam a gerir os seus modelos em ambientes de silo.


    Em virtude disso, Oracle Financial Services Model Risk Management oferece um ambiente comum para gerenciar todos os riscos associados com o uso de modelos, incluindo os riscos existentes devido à má qualidade dos dados, uso incorreto ou inadequado de elementos integrantes do processo, falhas de projeto, aplicação incorreta e acesso não autorizado.

    A solução oferece um único repositório para todas as informações do modelo em toda a empresa, inclui painéis pré-construídos para alavancar benefícios iniciais e fornecer capacidades drill-down para in-depth insight. Esta aplicação oferece um ambiente comum para gerenciar os riscos associados com o uso de modelos, incluindo os riscos que surgem devido à qualidade dos dados, ao uso incorreto ou inadequado, falhas de projeto, aplicação incorreta e acesso não autorizado.

    Além disso, esta solução ajuda as empresas a melhorar a governança em torno do uso de modelos através de um quadro bastante abrangente, estruturado e consistente, que tem o objetivo de avaliação periódica e validação de modelos em categorias.


    Plataforma Oracle Financial Services Credit Risk Management

    Para obter uma compreensão completa de riscos de crédito e responder de forma eficaz às situações apresentadas, as instituições financeiras devem ser capazes de rapidamente identificar e analisar as questões emergentes em toda a empresa. Nas empresas de hoje, em muitas delas, os dados são dispersos por várias aplicações de risco, impedindo a visibilidade do risco potencial que existe em toda a organização.


    Visão Consistente dos Riscos de Crédito

    Assim, o Oracle Financial Services Credit Risk Management oferece uma visão única e consistente do riscos de crédito em toda a organização - incluindo os tipos de produtos, linhas de negócio, geografias e pessoas jurídicas - com resultados combinados de várias fontes (sistemas de adequação de capital, aplicações de modelagem, sistemas de negociação e dados externos). O aplicativo permite que os gerentes de risco e executivos de nível C, possam, de forma rápida e abrangente, identificar e avaliar esses riscos a partir de uma visão empresarial de cima para baixo, no que diz respeito às métricas.

    Além disso, a solução completa inclui componentes para risco de crédito de atacado e varejo, bem como um módulo de risco de crédito de contraparte que fornece uma análise detalhada do risco de crédito em relação aos riscos derivativos. Sobre os relatórios pré-construídos, há a inclusão de cobertura de qualidade de crédito, reservas e provisões de inadimplência, novos negócios, redução de riscos, exigência de capital dentre outros fatores similares. Há também questões relacionadas a inserção de informações valiosas nas mãos de profissionais de risco, bem como linha de gerentes de negócios, quando as empresas permitem obter um valor imediato a partir da solução implementada.

    A plataforma também suporta integração virtualmente perfeita com outros aplicativos Financial Services Credit Risk Management, incluindo o Oracle Financial Services Loan Loss Forecasting and Provisioning, Oracle Financial Services Economic Capital and Oracle Financial Services Basel Regulatory Capital, projetada para oferecer uma visão abrangente com a possibilidade de eliminar a necessidade de baixar e compilar informação de múltiplas aplicações.


    Saiba Mais:

    [1] Oracle Corporation Press Release http://www.oracle.com/us/corporate/press/1910722