• VP8 pode se tornar Padrão MPEG

    Com a resolução dos problemas de patente que cercavam a aceitação do VP8 como padrão de codec de vídeo aberto e livre de direitos autorais, parece que o próximo passo é a padronização como formato MPEG. De acordo com Rob Glidden, um analista de patentes de video, o Google propôs o VP8 como uma codec MPEG IVC em Janeiro desse ano de 2013. IVC é o nome de um dos tracks que o grupo de trabalho ISO/IEC MPEG tem explorado em sua busca por uma codec para video via Web que fosse livre de direitos autorais. Inclusive, o grupo estava procurando por patentes que estariam expirando.


    Porem, parece que o Google quer dar uma acelerada em todo esse processo. Glidden destaca um post na lista de email do IETF (Internet Engineering Task Force) vindo de um desenvolvedor WebRTC do Google, informando que um acordo entre o Google e a MPEG LA foi alcançado, destacando o seguinte trecho:

    7. Submitted VP8 to ISO SC29/WG11 (MPEG) in January of this year
    for standardization.


    Os detalhes da proposta foi publicada na lista de email da IETF no dia 28 de Fevereiro deste ano de 2013 e incluía uma avaliação independente do VP8 (identificada como M28182) como sendo parte do processo. No momento essa informação está sob consideração. Por sinal o grupo de trabalho já havia perguntado em Janeiro último por maiores informações a respeito das "potenciais restrições que possam vir a proibir o progresso dessa tecnologia [para se tornar] um padrão MPEG". Com o acordo feito junto a MPEG LA a resposta para esse questionamento deve ser que não há restrições para o VP8.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: VP8 could become MPEG standard (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L