• Appliances de Backup: Etapas para Implementação de uma Estratégia Avançada

    Devido a enorme dimensão de informações, sistemas de virtualização e ambientes de negócios que exigem cada vez mais a atenção das áreas de TI, as corporações estão em busca de soluções de backup avançadas e sistemas de recuperação cada vez mais abrangentes, para atender a essas exgências. Entretanto, muitas vezes o que recebem é um conjunto de ferramentas e práticas de alto custo e de alta complexidade para suprir às necessidades emergentes.

    Nesse contexto, a Symantec realizou, recentemente, uma pesquisa incluindo 1.425 mil empresas com pelo menos 500 funcionários, abordando as práticas de backup e a capacidade de recuperar informações em casos de incidentes: 72 por cento dos entrevistados afirmaram que mudariam de solução de backup caso lhes fosse apresentada uma opção interessante, na qual a velocidade dos processos pudesse ser consideravelmente superior.


    Virtualização, Appliance de Backup e Integração de Hardware e Software

    Com a intenção de atender à crescente demanda e velocidade que vem sendo exigidas nos dias atuais, surgiram os appliances de backup dedicados. Da mesma forma que a virtualização está invadindo o data center como um meio de consolidar recursos de servidor e armazenamento, a integração de hardware e software de backup em um appliance pode simplificar os processos de gerenciamento, bem como alavancar o provisionamento mais rápido de recursos, o que inclui benefícios importantes que podem auxiliar empresas de médio e grande porte, no sentido de reduzir custos dos processos de backup e a alcançar consistência no cumprimento de Contratos de Nível de Serviço (SLAs).


    Soluções Diferentes para Proteção de Dados

    Além do que já foi explanado, a quantidade excessiva de ferramentas aumenta a complexidade. De forma tradicional, as empresas escolheram um caminho bastante diferente a percorrer. Houve ainda uma outra pesquisa realizada pela Symantec, englobando cerca de 1,4 mil profissionais de TI, revelando que a maioria das empresas emprega até sete soluções diferentes para proteção de dados. Geralmente, quatro dessas soluções são utilizadas para proteger sistemas físicos e três para fazer backup de sistemas virtuais.


    O gerenciamento de múltiplas ferramentas para um propósito único está criando um acréscimo em quantidade e complexidade nas organizações de TI, com um terço dos entrevistados relatando que o backup e a recuperação levam muito tempo para serem concluídos, e que faltam profissionais na equipe para lidar com os sistemas. Neste caso, a prática comum na categoria é a adoção de appliances específicos para eliminar os dados duplicados. Seu principal foco é reduzir as necessidades de armazenamento, eliminando dados redundantes com técnicas especiais de compactação inteligente.

    Essas ofertas, de um modo geral, servem de suporte para o servidor de backup real, que coordena a logística do backup e os processos de recuperação. Além de tudo isso, é provável que as duas soluções sejam de fornecedores diferentes. E isso explica o transtorno que é o gerenciamento e o suporte destas estruturas para a área TI.


    Appliances de Backup Integrados, Redução de Custos e Maior Rapidez

    Para entender melhor essas questões, seria viável uma abordagem de ponta a ponta, para appliances de backup integrados, como a redução do custo da proteção dos dados, que funciona através de uma combinação de sistema operacional, backup, eliminação de dados duplicados e armazenamento em um único appliance. Dessa forma, as empresas teriam menos hardware e software para comprar e administrar, e apenas um fornecedor para acionar em caso de suporte.

    Além disso, a abordagem totalmente integrada torna mais ágil a instalação, e a implementação da solução para ambientes físicos e virtuais, facilitando o gerenciamento do sistema utilizando o console de administração do software existente, simplificando a instalação de patches e atualizações de firmware. Ou seja: o appliance simplifica a operação sem que haja perda da flexibilidade que os clientes necessitam.


    Gerenciamento de Informações

    Outro fator de extrema importância, é o gerenciamento da explosão das informações. Isso porque um recurso inteligente e completo de eliminação de dados duplicados seleciona, automaticamente, o algoritmo ideal de eliminação de dados duplicados, resultando em economia no armazenamento dos backups de mais de 99,0%. A eliminação desses dados duplicados pode ser executada na origem e/ou no destino, de acordo com a necessidade, levando em consideração o fato de que as empresas podem mudar a configuração, de maneira instantânea.


    Escalabilidade, Capacidade de Expansão e Sofisticação

    A escalabilidade também é um requisito muito importante para empresas, que vem mostrando necessidades crescentes de gerenciamento de informações. E o appliance com capacidade de expansão faz toda a diferença neste cenário. Além disso, as ofertas de programas de licenciamento flexível para os appliances, possibilitam um orçamento previsível e controle sobre os custos à medida que os volumes de dados aumentam. Hardwares com licenciamento de software transferível são bastante adequados, quando há o intuito de atualizar os servidores de backup já existentes.

    A sofisticação da arquitetura de backup, faz com que os appliances integrados ofereçam os componentes essenciais para proteção de dados e ajudem a atender aos requisitos dinâmicos de armazenamento e backup atuais. Utilizando recursos para a visibilidade de ambientes virtuais, os appliances podem oferecer eficiência para o backup de escritórios remotos ou mesmo do datacenter. Eles protegem tanto ambientes físicos quanto virtuais, fornecem suporte para nuvens e facilitam a migração de backups que dependem de fitas para backups em disco.


    O Alto Potencial da Virtualização

    Levando em consideração um ambiente corporativo, onde os níveis de exigência se tornam cada vez mais elevados, um ambiente distribuído ou de provedor de serviços, um modelo "um-aplicativo-por-servidor" pode subutilizar recursos de hardware e causar uma sobrecarga nos administradores de servidor. As organizações podem superar essas limitações, utilizando a virtualização para consolidar vários dispositivos virtuais, além de permitir que organizações possam alocar recursos computacionais adicionais no cluster da máquina virtual, sempre que houver necessidade.


    Vantagens Trazidas Pela Virtualização: Reduzindo Custos e Níveis de Complexidade

    Os dispositivos virtuais reduzem significativamente a complexidade, simplificando a seleção de produtos, a integração e o suporte contínuo. Eles também facilitam a migração e reduzem os custos de implantação, permitindo que os administradores possam mover-se, de forma rápida e segura, de um ambiente virtual para a nova infraestrutura de servidor físico. Esses mesmos dispositivos virtuais consolidam recursos ao executar vários sistemas operacionais e aplicativos em um único computador, reduzindo as despesas de capital associadas, a sobrecarga administrativa e o consumo de energia. Além disso, a máquina virtual pré-configurada não tem honorários nem custos implícitos.

    A virtualização é sinônimo de sistemas menos complexos. Isso porque essa tecnologia, tão falada e fortemente adotada nos dias de hoje, facilita a adaptação às mudanças naturais em ambientes corporativos. As soluções de virtualização já são utilizadas pelo mercado há algum tempo. Entretanto, nos dias de hoje, esse conceito tem evoluído constantemente para se integrar à realidade das organizações.


    Virtualização Como um Todo e Vantagens Oferecidas

    O que a virtualização é capaz de trazer como carro chefe de vantagens? Logicamente, a economia. Com a iminente crise ambiental global e a crescente necessidade de diminuir o desperdício de recursos, não há nada mais natural que o surgimento de alternativas para otimizar o uso de tais recursos. Imaginem um computador no qual opere um servidor de e-mails: mesmo que o disco rígido seja plenamente utilizado, não se pode dizer o mesmo sobre sua capacidade de processamento: enquanto ela pode chegar ao ápice em horários de pico, também pode se aproximar da ociosidade durante a madrugada.

    E como seria se esse tempo sobressalente fosse utilizado para gerar relatórios, aproveitando melhor o tempo e processamento livres? Teoricamente, favoreceria a tão almejada economia de recursos; na prática, esse resultado pode ser alcançado através da virtualização.


    Capitalizando Vantagens e Administrando com Eficiência

    Fazer a capitalização das vantagens da criação de ambientes computacionais virtuais não é uma tarefa difícil, e nem é necessário que o administrador tenha um hardware particular pronto para a virtualização, porque quase todo equipamento é capaz de hospedar uma máquina virtual. Para dar início a esse processo, é preciso apenas de um software especial, que tenha sido desenvolvido para igualar ou superar o ambiente físico. Essencialmente, o software irá simular o hardware, de forma que o sistema operacional seja instalado sobre esse software.


    Saiba Mais:

    [1] ITWeb http://itweb.com.br/106580/passo-a-p...ces-de-backup/
    Comentários 3 Comentários
    1. Avatar de Tales A. Casagrande
      Tales A. Casagrande -
      O problema disso é o preço pois vem de fora do pais, e sem contar que quando der problema e tiver que ativar o suporte vai ter que mandar para fora.

      Porém é uma boa solução.
    1. Avatar de lemke
      lemke -
      Citação Postado originalmente por Tales A. Casagrande Ver Post
      O problema disso é o preço pois vem de fora do pais, e sem contar que quando der problema e tiver que ativar o suporte vai ter que mandar para fora.

      Porém é uma boa solução.

      Exatamente.


      É uma solução prática e moderna, mas a manutenção é que pode onerar.

      Sds,
    1. Avatar de tacioandrade
      tacioandrade -
      Posso está sendo um pouco simplista, porem o Bacula é um sistema de backup completo o suficiente para fazer algo de grande porte. Não conheço ele tão a fundo, principalmente nas ferramentar para remoção de conteúdos duplicados, mais para dados no geral, maquinas virtuais, etc ele é perfeito.
    + Enviar Comentário