• KDE Lança Plasma Media Center 1.0

    Desenvolvedores do projeto KDE acabam de liberar a primeira versão de seu Plasma Media Center (PMC). Essa aplicação foi projetada para uso em desktops e "quaisquer outros dispositivos capazes de rodar KDE". De acordo com os desenvolvedores, o PMC pode ser utilizado para assistir videos, ouvir música, e navegar pelas coleções de fotografias digitais que o usuário possuir, além de apresentar uma interface de usuário que pode ser utilizada tanto em PCs tradicionais quanto em tablets, netbooks ou mesmo TVs.

    A versão 1.0 do Plasma Media Center inclui a funcionalidade de navegação pelo sistema de arquivos local na busca por arquivos de mídia, como também para visualizar fotografias e imagens digitais em geral vinda de fontes online como o FLickr e o Picasa, além de criar playlists baseado nos conteúdos disponíveis, sendo possível efetuar a execução dos mesmos em ordem ou de forma randômica como a maioria dos players disponíveis no mercado. O PMC é integrado ao ambiente de desktop KDE para ajudar os usuários no acesso a todos os arquivos disponíveis no sistema. Os desenvolvedores também destacam que o PMC possui uma infraestrutura de plugin que pode ser utilizada para o desenvolvimento de customizações.




    Screenshot do Plasma Media Center do KDE


    Já existem screenshots da interface de usuário do PMC em uma galeria de imagens via Google+, além de videos no YouTube mostrando sua utilização em desktops e tablets. Mais informações sobre o Plasma Media Center podem ser obtidas através do KDE Community Wiki. Os desenvolvedores também informam que os pedidos por novas funcionalidades do PMC sejam submetidas para o bug tracker do KDE.

    Atualmente o Plasma Media Center está disponível apenas no formato de código-fonte diretamente dos servidores de download do repositório de códigos do projeto KDE, porém instruções de compilação para as versões correntes do Fedora e Ubuntu estão disponíveis. O software está sob a licença GPLv2.


    Saiba Mais:

    - Heise Online: KDE debuts Plasma Media Center (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L