• Qt 5.0.2: 600 Melhorias

    Os desenvolvedores da Digia acabam de anunciar a liberação do Qt 5.0.2 como segundo patch para a versão de 2012 da série 5 do Qt (5.0.0). Esse patch vem com correções de problemas que os usuários do Qt tem tido com suas aplicações criadas com a nova versão desse toolkit de desenvolvimento de aplicações C++. O lançamento surge dias após a publicação do primeiro Alpha do Qt 5.1. Porém, diferente dessa primeira versão Alpha, o patch recém-lançado não vem embarcado com nenhuma novidade no que se refer a novas funcionalidades.


    O patch também adiciona dois instaladores binários para o Visual Studio 2012: um com o ANGLE e com OpenGL. O pacote também atualiza o Qt Creator para a versão 2.7.0. Os desenvolvedores irão perceber que agora já não é mais possível tentar ignorar as configurações de módulos quando estiverem construindo o Qt por conta própria. Porém, já será possível efetuar link estático das suas aplicações para as bibliotecas Qt sem nenhum problema.

    Também existem correções para o qtbase, qtdeclarative, qtwebkit e qtmultimedia. Após as correções, a nova versão 5.0.2 mantém a compatibilidade retroativa (para as antigas instalações) assim como para as instalações futuras (novas versões a serem lançadas). E os desenvolvedores também oferecem uma página intitulada Know Issues (em Português, Problemas Conhecidos) para verificação prévia. Assim, os usuários poderão comparar os problemas encontrados com os já registrados e somente submeter um novo bug report para problemas novos que porventura existam além da lista-base.

    O código fonte, assim como os pacotes binários do Qt estão disponíveis para download do Qt Project e estão publicados sob a licença GPLv3, LGPLv2 ou para licenciamento comercial.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: 600 improvements in Qt 5.0.2 (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L