• Consórcio FairSearch.org: Google Estaria Usando Android como "Trojan"

    A Comissão Europeia, que já está em um trabalho de investigação se as práticas de negócios do Google estariam violando as leis antitruste, recebeu um chamado para redobrar suas atenções para o sistema operacional móvel da empresa, o Android. O FairSearch.org, um grupo de lobby apoiado pela Microsoft, Nokia, Oracle, e as empresas de viagens online e marketing, entrou na última terça-feira com uma queixa junto à Comissão Europeia sobre "a estratégia anti-competitiva do Google, com o intuito de dominar o mercado móvel e consolidar seu controle sobre a Internet."


    Thomas Vinje, advogado da coligação FairSearch.org, disse em um comunicado que o Google está usando seu sistema operacional Android como um "cavalo de Tróia" com a intenção de enganar parceiros, monopolizar o mercado de telefonia móvel e os dados de controle de consumo. O grupo alega que o Google, através da disponibilidade do sistema Android, sem qualquer custo, está envolvido na prática de "preços predatórios."

    Acontece que o Google e a Microsoft são as duas únicas fabricantes de alto perfil, de sistema operacional para telefone móvel, com licença de software para fabricantes de hardware de terceiros. Já a Apple e a BlackBerry mantem seus sistemas operacionais para si mesmas. Um relatório do ano passado sugeriu que a Microsoft cobraria entre US$ 23 e US$ 30 para obter uma licença de Windows Phone 7. Já as licenças para o Windows 8, são suscetíveis de estarem inseridas em uma escala similar.

    No entanto, a Microsoft paga taxas de licenciamento de patentes de muitos fabricantes de aparelhos Android, que resultam em uma quantia elevada para cada telefone Android vendido. Em 2011, estimou-se que a Microsoft ganhou muito mais dinheiro com o Android do que em relação ao Windows Phone.


    Saiba Mais:

    [1] Information Week http://www.informationweek.com/gover...cked/240152544

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L