• Developer Break: Derby, MRUnit, Wicket, Subversion e Muito Mais

    O Heise Online em Inglês publicou nova lista semanal de importância para os desenvolvedores, com informações atualizadas sobre bibliotecas, APIs, linguagens de programação e eventos. São notas pequenas mas de grande importância para a comunidade. Nessa edição temos: Derby com JDBC 4.2, MRUnit para Hadoop testing, Wicket com web fonts, OpenNLP, atualizações do Subversion, Ext JS, Beignet com OpenCL, Mobile AWS, Engine Yard com PHP e um Perl QA Hackathon.


    Bibliotecas e Ferramentas de Código Aberto

    Apache Derby: O Apache Derby 10.10.1.1 agora já suporta a versão 4.2 do JDBC (Java Database Connectivity) e trabalha com o pequeno profile CP2 do Java 8.

    Apache MTUnit: A versão 1.0 do Apache MRUnit acaba de ser lançada. Para quem não conhece o Apache MRUnit é uma biblioteca Java para a escrita de testes de unidade para os processos do Apache Hadoop MapReduce. Essa nova versão é o primeiro lançamento desde que a biblioteca se tornou um projeto completamente hospedado pela Fundação Apache.

    Wicket: Ainda falando sobre Apache, os desenvolvedores do framework para aplicação we Wicket acabam de lançar a versão 6.7.0 adicionando suporte para webfonts e a habilidade de renderizar páginas em strings, permitindo assim que as mesmas sejam enviadas via email em formato HTML.

    Apache OpenNLP: E se você trabalha com NLP (Natural Language Processing), o Apache OpenNLP acaba de ser atualizado para a versão 1.5.3 com melhorias como CLI melhorada, novas ferramentas e melhor documentação.

    Subversion: As versões 1.7.9 e 1.6.21 acabam de ser lançadas para o Subversion, o sistema de gerenciamento de versão, que corrige muitos bugs da versão anterior.

    Ext JS: A versão 4.2 da biblioteca JavaScript Ext JS introduz o novo tema Neptune além de melhorias no suporte de idiomas da direita para a esquerda (Japonês, Árabe, e demais relacionadas). Também há melhorias significativas na renderização.

    Beignet: O OpenCL SDK para Linux e Windows que foi lançado recentemente pela Intel é proprietário e parece ser bastante restrito sob o sistema operacional Linux. Porém, para a nossa sorte, temos o primeiro lançamento do projeto de código aberto Beignet. O Beignet é projetado para oferecer suporte OpenCL em plataformas Intel. Entretanto, as opções de GPU estão acessíveis apenas para processadores Ivy Bridge.

    Serviços e SDKs

    AWS Mobile SDK: A Amazon acaba de liberar a versão 1.5 de seus AWS Mobile SDKs (para iOS e Android). Os SDKs contem atualizações para o "Local Secondary Indexes" no DynamoDB, várias correções de bug, além de frameworks de serviço individual no iOS.

    Engine Yard: Executar aplicações PHP na plataforma como serviço (PAaaS - Platform-as-a-Service) no Engine Yard já é possível como "Early Access".

    Tendências e Eventos

    Perl QA Hackathon: Neste ano o evento anual Perl QA Hackathon foi realizado em Lancaster, entre os dias 11 e 14 de Abril. A sua seção de "Conquistas" (do Inglês "Achievements") oferece um resumo interessante dos resultados desse evento. Vale conferir.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Developer Break: Derby, MRUnit, Wicket, Subversion and more... (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L