• Wikidata Disponível para o Mundo

    A Wikimedia Foundation acaba de anunciar que seu projeto Wikidata acaba de ser implantado em todas as versões de idioma da Wikipedia, e a mesma já está pronta para uso em todo o planeta. EM um anúncio no blog da fundação, Lydia Pintscher descreve o evento como um "enorme passo para a Wikidata". A Wikidata, o primeiro projeto novo da Wikipedia desde 2006, oferece um repositório central de dados factuais que podem ser utilizados e re-utilizados em diferentes artigos da Wikipedia sem necessitar de edição manual para cada artigo que precisa atualizar dados cadastrados.


    Ao utilizar a Wikidata, os editores da Wikipedia podem embarcar informação de forma fácil, como a população de determinada cidade, ou mesmo a identificação de um filme no IMDB (Internet Movie Database) em artigos e caixas de informação. Isso garante que as alterações realizadas nos dados no banco de dados do Wikidata refletirão automaticamente em cada artigo ou caixa de informação utilizando essas informações. Dentre outras tarefas, isso torna o trabalho de localização de artigos mais fácil ao eliminar boa parte do trabalho de copiar e colar dados que precisam ser atualizados quando versões de outros idiomas estão criando artigos traduzidos ou atualizando informação.

    A base de dados já inclui mais de 8 milhões de objetos diferentes. A comunidade de editores da Wikipedia precisa agora encontrar maneiras de utilizar esse recurso da maneira mais efetiva possível, num processo que está apenas começando. Os dados estão sob a licença Creative Commons CC Zero e a Wikimedia Foundation afirma que está coletando esses dados não somente para uso na Wikipedia, mas para todos os que desejarem utilizar essas informações mundo afora.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Wikidata goes live worldwide (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L