• Escolhido o Codinome do Ubuntu 13.10

    O lançamento do Ubuntu 13.04 no dia de hoje veio sem muitas novidades se comparado aso últimos lançamentos dessa famosa distribuição Linux . A Canonical, empresa por trás do Ubuntu, parece ter escolhido focalizar nas mudanças de processo de engenharia e melhorias na qualidade do sistema, em detrimento de empurrar novas funcionalidades goela abaixo dos usuários. E isso é uma ótima estratégia, com a Apple faz com seus produtos e usuários. Nessa versão 13.04 os desenvolvedores preferiram dar mais atenção as melhorias na responsividade do desktop e melhorias no seu ambiente visual, e deixou claro que quaisquer mudanças radicais (como a implementação do Mir) só será embarcado a partir da versão 13.10 a ser liberada em Outubro desse ano de 2013.


    Mais do Mesmo

    A versão 13.04 do Ubuntu parece ser mais facilmente identificada pelo que ela não embarcou nesse último lançamento. Por exemplo, as prometidas melhorias nos controles de privacidade para a ferramenta de busca-e-carrgamento (search-and-launch) do Dash não foi incluída nessa versão porque não alcançou um nível mínimo de qualidade exigido pela Canonical. Assim sendo, os usuários terão que aturar o tudo-ou-nada no uso das buscas online, já que para garantir a privacidade do uso dessa versão 13.04 é preciso desabilitar o recurso de forma global. Para uma completa listagem das alterações encontradas nessa versão 13.04 do Ubuntu, veja as Notas de Lançamento.

    O Jogo do Nome

    Normalmente o nome da próxima versão do Ubuntu aparece sempre alguns dias após o seu lançamento. Porém, parece que o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, preferiu antecipar esse ritual para a comunidade e publicou esta tarde em um post no seu blog qual será o codinome da versão 13.10 da distribuição Linux Ubuntu. O próximo codinome será "Saucy Salamander", do qual Shutterworth informa que reflete bem as grandes implementações futuras ao afirmar que "você encontrará salamandras nadando em claro, sempre limpas" e completou que "nós também somos atrevidos, já que a vida é muito curta para sermos indigestos ou empolados".

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Ubuntu 13.04 arrives, Ubuntu 13.10 named (em Inglês)