• Headhunters e a Filtragem de Conteúdo nas Redes Sociais

    A presença das pessoas nas redes sociais, acaba desempenhando um papel de alta relevância, principalmente com relação a visão que os headhunters passam a ter sobre elas. As coisas que essas pessoas fazem ou deixam de fazer, enfim, a maneira como se comportam, pode ser um ponto determinante entre uma oferta de trabalho e uma ligação para participar do processo de seleção. Mas é bom ficar atento, pois quando esse processo de avaliação acontecer a partir de atitudes como o compartilhamento de fotos "comprometedoras", do estilo "embriaguez no ultimo grau" e ainda com legenda para agravar mais o quadro, é necessário que a pessoa fique bastante atenta.




    Por mais que as pessoas digam que a vida social é diferente da vida profissional, e o que importa mesmo é desempenhar suas funções com a devida competência no ambiente corporativo, vale lembrar que na mente dos empregadores, as coisas nem sempre fluem dessa maneira.

    Ausência de Visibilidade Social

    Não são todos os trabalhos que requerem uma presença ativa nas redes sociais, mas cada vez mais organizações abraçam essa tendência como forma de promover suas marcas, fazer publicidade, vender e colaborar. Além disso, muitas aplicações corporativas convencionais estão ganhando funcionalidades que integram a esse mundo das mídias sociais. Isso quer dizer que, mesmo que a pessoa esteja em busca de um trabalho que não envolva redes sociais de forma direta, os headhunters podem deixar seu perfil passar em branco pela falta de presença ou pela inatividade social.


    Participação nas Redes Sociais

    Marcar presença nas redes sociais é apenas a primeira etapa do processo. Uma vez que a pessoa deixa a sua marca nas redes sociais e sites de relacionamento profissionais como LinkedIn, Facebook e Twitter, que são os de grande popularidade, ela também pode incluir outros espaços, como é o caso do Pinterest, com a intenção de ampliar sua presença. Dessa forma, ela atualizando seu status, compartilhando aspectos importantes e interagindo com as atualizações de outros membros do site.


    Interagir é Primordial

    Se a pessoa está registrada em uma rede social, o que ela deve fazer? Compartilhar conteúdo, interagir, tornar-se visível. O compartilhamento deve ser bastante variado, indo desde artigos, vídeos, fotos até conteúdos que sejam relevantes para sua indústria e para as pessoas com quem você mantém uma comunicação. Os headhunters vão observar se você costuma acessar bons conteúdos, se você tem capacidade de colocá-los em contexto e o quanto você está disposto a compartilhar com colegas e parceiros de negócio. Você precisa ainda atualizar seu status com certa regularidade. O interessante é que você não fique mais de dois dias sem postar.


    Exagero no Compartilhamento

    Como foi mencionado anteriormente, estar na rede social significa compartilhar, mas há tipos diferentes de compartilhamento. Existe o tipo que você faz com seus colegas de trabalho, e aquele que você faz com seus melhores amigos. Muitas vezes, pode ser um pouco difícil achar um ponto de equilíbrio quando seus contatos sociais se misturam, envolvendo colegas, família, amigos, parceiros de trabalho e de negócios. A melhor forma de administrar essa questão, é ser cauteloso com o as coisas que vai compartilhar e com qual frequência isso é feito.

    Além disso, o compartilhamento excessivo significa, literalmente, que a pessoa está compartilhando demais, enchendo o mural de seus contatos e até provocando reações negativas em sua rede. Claro que compartilhar em excesso pode trazer muitas informações sobre um tópico em específico. Em um ambiente corporativo, por exemplo, não tem nada pior do que a pessoa que fica compartilhando muito sobre os trabalhos, projetos e até sobre o comportamento dos seus colegas.


    Coerência e Consistência no Perfil

    Devido ao fato da presença da pessoa nas redes de relacionamento crescer, principalmente por causa do número cada vez maior de plataformas, pode ter certeza que é importante se apresentar em todos esses sites, de forma consistente. Isso porque os empregadores vão observar e comparar as descrições, por exemplo, entre a forma que você se apresenta no Facebook e como você tenta se mostrar no LinkedIn.


    Cuidado com Erros de Ortografia

    Mesmo com a popularização de símbolos como LOL, :P, ;0, \o/, dentre outros, escrever de forma clara e correta é um fator de alta relevância. Basta perguntar isso a qualquer gerente de contratação e ele confirmará que a habilidade de comunicação é um grande diferencial entre os candidatos, incluindo a comunicação oral e escrita. Lógico que todos podem cometer erros pois são humanos, principalmente quando a pessoa digita muito rápido. Entretanto, é importante fazer uma revisão antes de publicar o que escreveu.


    Saiba Mais:

    [1] Information Week http://informationweek.itweb.com.br/...devem-filtrar/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L