• PaaS Heroku Disponível na União Européia

    O Heroku, o PaaS (Platform-as-a-Service) da Salesforce.com, já está disponível em toda União Europeia. Os desenvolvedores que se registrarem para acesso a versão Beta pública poderá utilizar a central de dados europeia para reduzir de forma significante a latência em suas aplicações, permitindo refinar a mesma para 100 ms (milissegundos) ou mais por requisição de usuário. O Heroku está utilizando a central de dados da Amazon na Irlanda por motivos da própria plataforma fazer uso do EC2 da companhia.


    UM aspecto que ainda está sendo trabalhado: os provedores de serviços para a nuvem dos Estados Unidos que desejarem conectar serviços na Europa precisam aceitar as leis de proteção de dados europeia, que é bem mais restrita que a aplicada em território norte-americano. Essas empresas podem aplicar para a certificação Safe Harbor no intuito de demonstrar que seus serviços estão de acordo com a regulamentação europeia.

    O próprio Heroku ainda não recebeu essa certificação que segue os princípios da Safe Harbor, mas o anúncio afirma que eles já "prepararam o terreno". Assim sendo, até que tudo esteja de acordo, os desenvolvedores devem assumir que seus dados podem estar sendo armazenados nas centrais de dados localizadas em território norte-americano.

    O Heroku começou como um PaaS para aplicações em Ruby no ano de 2007, e até o presente momento já se tornou "multi-linguagem", suportando Java, Node.js, Clojure, Python, Scala e PHP.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Platform-as-a-Service Heroku now available in the EU (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L