• GDB Suportando AArch64 Linux

    Os desenvolvedores do GNU Project Debugger (GDB) acabam de lançar a versão 7.6 de sua ferramenta. Dentre as novas funcionalidades do GDB estão as nativas assim como as configurações-alvo para a nova arquitetura AArch 64 da ARM, além da adição de numerosos novos comandos a opções. Com a nova versão os usuários já podem marcar e mostrar novos métodos de impressão e definições de tipos de impressão, assim como, o tamanho do trace buffer, a alteração das configurações de debug para o AArch 64, além das funcionalidades coff-pe-read, mach-o e as notificações. Outra importante mudança é que as marcas record foram renomeadas para record-full. A nova marca adicionada do comando recodr-btrace utiliza suporte de hardware para registrar o fluxo de controle de um processo.


    Os desenvolvedores já colocaram uma quantidade considerável de trabalho na nova versão de scripting em Python: o GDB 7.6 suporta Python 3 e, a exemplo, permite que vetores possam ser criados via gdb.Type.vector: a nova classe gdb.Architecture expões a representação interna da arquitetura do GDB na API Python. Os tipos também podem ser impressos pelo Python para melhor legibilidade. O método Frame.architecture agora já retorna o objeto gdb.Architecture que corresponde a arquitetura do próprio frame.

    As configurações nativas adicionadas no GDB 7.6 são para ARM AArch64 GNU/Linux, FreeBSD/powerpc, 86_64/Cygwin e Tilera TILE-Gx GNU/Linux. A novas configurações-alvo são para ARM AArch64, ARM AArch64 GNU/Linux, Lynx 178 PowerPC, x86_64/Cygwin, e Tilera TILE-Gx GNU/Linux. Maiores informações sobre a nova versão deste debugger para sistemas Linux podem ser encontradas nas notas do anúncio de lançamento. O GDB está disponível para download do servidor de FTP do projeto e está sob a licença GPLv3.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: GDB supports AArch64 Linux (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L