• Java EE 7: WebSockets mas sem Suporte para Nuvem

    O Java Community Process (JCP) Executive Committee, que é responsável pela especificação do Java Enterprise Edition (Java EE), acaba de aprovar o lançamento da versão 7 de sua plataforma de software para servidor e aplicações web baseado em Java. Em um "Final Approval Ballot" (algo como um "voto de aprovação final") praticamente todos os membros do Comitê Executivo votou a favor da última versão proposta do Java Specification Request, a JSR 342. junto a Oracle, que é o patrocinador do java, os membros do comitê incluem representantes vindos da IBM, ARM, Hewlett-Packard, Intel e Red hat, assim como da Eclipse Foundation e da London Java Community.


    A JSR 342 é uma especificação de alto-nível que possui uma série de outras especificações Java embarcadas, que foram previamente aprovadas pelo Expert Groups responsável. As seguintes tecnologias foram aprovadas nesse documento para serem embarcadas na nova versão do Java Enterprise: EJB 3.2 (Enterprise JavaBeans), Java Servlet 3.1, JMS 2.0 (Java Message Service), JAX-RS 2.0 (Java API for RESTful Web Services), WebSocket 1.0, Concurrency Utilities para Java EE 1.0, JSF 2.2 (JavaServer Faces), Bean Validation 1.1, Expression Language 3.0, CDI 1.1 (Contexts and Dependency Injection), Batch Applications e JPA 2.1 (Java Persistence API).

    Essa versão do Java EE estava originalmente planejada para ser lançada no quarto trimestre de 2012. Porém, no verão do hemisfério norte do ano passado, os desenvolvedores resolveram atrasar o lançamento dessa versão para a primavera correspondente de 2013 para assim permitir que as novas funcionalidades, como WebSockets, pudessem ser integradas. Entretanto, outros aspectos incluindo o suporte a PaaS (Platform-as-a-Service) e as capacidades multi-cliente, além do mais recente JCache, foram reagendadas para serem integradas no Java EE 8, que está inicialmente planejado para ser lançado na primavera do hemisfério norte do ano de 2015.

    Vale lembrar que a versão anterior, Java EE 6, foi lançada em Dezembro de 2009. Com o Java EE 6, os desenvolvedores fracionaram a plataforma para criar uma edição Web Profile e uma Full Profile. A edição Web Profile oferece bem menos funcionalidades que a Full Profile, e apenas inclui tecnologias que são tipicamente utilizadas em aplicações Java para Web. Atualmente, cerca de uma dúzia de aplicações para servidores já suportam Java EE 6. Para o Java EE 7, os desenvolvedores irão focar em completar a aplicação de servidor gratuita GlassFish 4.0 da Oracle, que é a implementação de referência para a nova versão do Java Enterprise.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Java Enterprise Edition 7: WebSockets but no cloud support (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L