• Projeto AXLE: Grandes Volumes de Dados em Tempo Real com PostgreSQL

    A União Europeia está financiando um consórcio de pesquisadores, organizações acadêmicas, e demais entidades para ajudar a criar maneiras de melhorar a velocidade e a qualidade das tomadas de decisão quando o assunto são os conjuntos de dados do mundo real. O Projeto AXLE (como foi chamado) está sendo desenvolvido pela AXLE Consortium - integrando o Centro de Supercomputação de Barcelona, a Universidade de Manchester, a Universidade de Ljubljana, e de Portavita --- e está sendo coordenado pelos especialistas em PostgreSQL da 2ndQuadrant.


    O financiamento para o projeto vem através do programa FP7 da União Europeia, para pesquisa e inovação em investimento. O plano é para que o projeto entregue um conjunto de técnicas analíticas avançadas para grandes volumes de dados, com pesquisa em arquitetura de hardware avançado, além de visualização e segurança de dados. De acordo com Simon Riggs, CTO da 2ndQuadrant, "Nós estamos muito felizes que a União Europeia reconheceu o potencial do banco de dados PostgreSQL em oferecer análise de banco de dados efetiva para uma larga faixa de mercado, pesquisa e serviços públicos".

    A pesquisa será manifestada como implementações de código aberto no banco de dados PostgreSQL e nas ferramentas de visualização de dados Orange. A meta do projeto é trabalhar com conjuntos de dados reais na faixa de 10 TB (TeraBytes) até 100 TB. A intenção é que os primeiros resultados estejam disponíveis em 2014, e a repetição do processo nos anos seguintes.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: EU's AXLE to drive open source "Big Data" analytics (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L