• Lançado Debian 7 "Wheezy"

    O lançamento do Debian 7.0, também conhecido como Wheezy, acaba de ocorrer. A mudança mais significativa da nova versão dessa distribuição Linux desenvolvida por sua comunidade está no novo visual do GNOME 3.4 e GNOME Shell como desktop padrão. Porém, existem outras mudanças importantes nos bastidores, o que irá tornar o Wheezy mais fácil de trabalhar e simples de utilizar para a criação de nuvens privadas. No todo, os desenvolvedores trabalharam por mais de dois anos, desde o lançamento do Debian 6 "Squeeze", para produzir essa nova versão estável de sua distribuição.


    Pacotes Antigos mas Estáveis

    As versões estáveis do Debian são construídas com software considerado estável para ambientes de produção. Por exemplo, o kernel Linux é baseado na versão 3.2, lançada em Janeiro de 2012, e o sistema de compartilhamento de arquivos Samba está na versão 3.6.6 ao invés do Samba 4. Essa natureza conservativa serve bem ao Debian. Porém, se assim desejarem, os usuários podem obter pacotes mais modernos, utilizando os branches unstable/testing do projeto. Ainda nessa versão estável, o Debian vem embarcado com X.Org 7.7, LibreOffice 3.5, Bind 9.8, GCC 4.7, MySQL 5.5, PostgreSQL 9.1, and version 2.7.3 e 3.2.3 of Python.

    Outros pacotes também estão disponíveis como o IceWeasel 10, um navegador baseado no Firefox (que atualmente está na versão 20). As versões 6b27 e 7u3 do OpenJDK também são antigas e a recomendação é que os usuários não habilitem o Java em seus navegadores para evitar exposição as recentes falhas de segurança que tem aterrorizado o plugin Java para navegadores, nesse ano de 2013.

    Instalação por Voz

    Como de praxe, o Debian 7 vem embarcado com um instalador em modo gráfico e em modo texto, mas uma inovação nessa versão está na adição do sistema de instalação guiado por voz, permitindo asism ajudar as pessoas com deficiência visual na instalação dessa distribuição Linux. Vale ressaltar que esse é apenas um complemento do suporte já existente para usuários de dispositivos em Braille, permitindo que usuários sem acesso a esse tipo de equipamento possam instalar esse sistema operacional. Essa funcionalidade, porém, foi criada como uma simples sobreposição do sistema text-to-speech sobre a instalação em modo texto, além da inclusão de alguns diálogos aproveitando uma grande parte dos 73 idiomas disponíveis no instalador.

    Multi-Arquitetura

    Importantes mudanças ocorreram na forma como o Wheezy gerencia múltiplas arquiteturas. O novo suporte multiarch permitirá que os usuários instalem pacotes de várias arquiteturas na mesma máquina. Por exemplo, os pacotes 32-bit e 64-bit podem ser instalados e o sistema irá resolver as dependências de forma automática para o usuário. Uma variedade de arquiteturas já é suportada nesta versão do Debian: 32-bit PC IA32 (i386), 64-bit PC X86-64 (amd64), PowerPC (powerpc), Oracle SPARC (sparc), MIPS (bigendian mips e little endian mipsel), Intel Itanium (ia64), IBM S/390 (31-bit s390 and 64-bit s390x) e ARM (armel para hardware antigo e armhf para hardware novo com suporte a ponto flutuante).

    Debian nas Nuvens

    O Wheezy também está sendo utilizado para ajudar os desenvolvedores de software livre a trabalhar na nuvem. Vários projetos voltados para a nuvem, como por exemplo o OpenStack e o Xen Cloud Platform (XCP), já possuem pacotes para o Debian 7. Para quem não sabe o XCP oferece a virtualização e o OpenStack permite gerenciar essa virtualização para oferecer uma nuvem privada escalonável. O XCP também pode trabalhar junto com o CloudStack e o OpenNebula.

    Onde Baixar

    As notas de lançamento do Debain 7 para todas as arquiteturas suportadas já estão disponíveis em uma grande variedade de idiomas e a recomendação é que o usuário faça sua leitura junto aos guias de instalação. Para os usuários interessados em instalarem o Wheezy, as imagens para CD e DVD já estão disponíveis para download via BitTorrent (a rota recomendada), jigodo (jigsaw download), e via HTTP ou FTP. Os CDs e o DVD do Debian também estarão disponíveis nas próximas semanas para compra.


    Saiba Mais:

    - Heise Online: Debian 7 "Wheezy" released (em Inglês) Debian 7 "Wheezy" released (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L