• Novos Plugins Maven para Gerenciamento Simples de Arquitetura

    O provedor de serviços de TI Alemão andrena objects acaba de lançar dois novos plugins para o Apache Maven que tem como objetivo simplificar o gerenciamento de arquitetura para projetos de software. O primeiro plugin, o NoPackageCyclesEnforcerRule, desenvolvido com o JDepend, reconhece de forma automática as dependências cíclicas entre classes de diferentes pacotes. Mesmo sabendo que é melhor evitar o ciclo de pacote, os próprios pacotes envolvidos não podem ser considerados de forma separada entre eles, o que nega a modularidade que é o seu ponto principal.


    Já o segundo plugin, Macker, permite que dependências específicas entre pacotes possam ser definidas e suas regras verificadas de forma automática. O plugin é o resultado de observações pela companhia que tem como alvo as dependências entre grupos de pacotes que não são cumpridas desde o início de um projeto. Vale destacar que o Maker é um fork de um software de mesmo nome desenvolvido pela Codehaus que não tem sido atualizado desde o ano de 2003. Já o plugin correspondente da andrena objects (NOTA: conteúdo em Alemão) tem sido adaptado para as versões correntes do Java.

    E para finalizar, ambos os plugins estão disponíveis via página do GitHub da companhia sob termos de licença específicos.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: New Maven plugins for simpler architecture management (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L