• Open Recall: siduction, Puppy Linux, Diaspora e Moodle

    O Open Recall é um espaço no Heise Online para aqueles temas que são pequenos demais para ocupar o espaço de uma notícia inteira, mas de grande importância para a comunidade de desenvolvimento de software. Nesta edição temos um grande número de projetos de código aberto sendo lançados: siduction 13.1.0, Puppy Linux 5.6, Wifislax 4.4, Diaspora 0.1.0.0 e Moodle 2.5.


    siduction 13.1.0: Os desenvolvedores do siduction acabam de lançar a versão 13.1.0, codinome "Firestarter", de sua distribuição Linux baseada no Debian Unstable. Com o branch instável do projeto Debian sendo descongelado novamente após o lançamento do Debian 7 "Whezzy", o siduction está novamente sendo beneficiado com novas versões de aplicações sendo incluídas em seus repositórios. A versão 13.1.0 é a primeira versão do siduction a incluir o GNOME 3. As imagens live do siduction já estão disponíveis para download através dos mirrors da distribuição.

    Puppy Linux 5.6: Barry Kauler, desenvolvedor do Puppy Linux, acaba de lançar a última versão de sua distribuição Linux. O Precise Puppy 5.6, assim como o nome sugere, é baseado no Ubuntu 12.04 LTS de codinome "Precise Pangolin", e inclui um novo setup wizard para o X.org, um kernel não-PAE baseado na versão upstream 3.2.44 do kernel Linux, além de um número de drivers para modems analógicos destinados a usuários que ainda não possuem acesso a conexões com a Internet via banda larga. Uma lista detalhada de suas novas funcionalidades está disponível nas notas de lançamento.

    Wifislax 4.4: Uma nova versão do Wifislax, um live CD baseado no Slackware Linux com ferramentas de segurança e análise forense, acaba de ser lançado pelos seus desenvolvedores. O wifislax 4.4 vem embarcado com o KDE 4.10.3 ou um desktop Xfce alternativo, e agora possui um menu de boot em Inglês o que torna essa distribuição Espanhola mais acessível para usuários do idioma Inglês.

    Diaspora 0.1.0.0: A plataforma social federada de código aberto Diaspora acaba de disponibilizar mais um novo lançamento para o público. Após mover o projeto para o modelo de desenvolvimento dentro da comunidade em Agosto de 2012, os desenvolvedores agora conseguiram lançar a versão 0.1.0.0 do projeto. Essa nova versão inclui funcionalidades como upload de fotos via dispositivos móveis, uma função de preview de posts e navegação via teclado, assim como, um número razoável de correções de bugs. Detalhes de todas as mudanças estão disponíveis no change log do projeto.

    Moodle 2.5: Martin Dougianas, co-fundador do Moodle, acaba de anunciar o lançamento do Moodle 2.5 após dois longos meses de trabalho de desenvolvimento. Entre as principais novidades destacamos o suporte para o OpenBadges da Mozilla, o início de suporte para temas projetados com o framework Bootstrap do Twitter, além de melhorias de usabilidade e acessibilidade através de toda a aplicação. Além do lançamento do Moodle 2.5, temso também atualizações para as séries estáveis 2.2.x, 2.3.x e 2.4.x dessa aplicação voltada para o ensino digital.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Open Recall: siduction, Puppy Linux, Diaspora, Moodle (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L