• Chrome 28 Beta: Mais Rápido com Modo Fullscreen para Android

    O Google acaba de liberar uma versão Beta de seu navegador proprietário Chrome 28, introduzindo um grande número de novas funcionalidades e melhorias de desempenho. O aumento da renderização de páginas é, de acordo com o Google, devido ao novo parser HTML em thread que é parte do Blink, um fork do WebKit. A companhia reivindica que o parser aumenta a velocidade de renderização de páginas em 10 por cento, a maioria através de canalização de conteúdo DOM. O parser também precisa parar menos durante sua operação, o que reduz consideravelmente o tempo de carregamento.


    Dentre as novas funcionalidades em desenvolvimento destacamos a introdução de uma API Fullscreen na versão para Android do navegador. Essa API permite que os desenvolvedores de aplicação web possam esconder a interface de usuário do próprio navegador na barra de status do Android. Similar para a versão desktop do Chrome, os desenvolvedores podem especificar que o navegador possa mostrar páginas em modo tela cheia ao chamar a função webkitRequestFullScreen(), que eventualmente será substituída pela função requestFullscreen(). O zmb.io Chrome Experiment do Google mostra como essa funcionalidade trabalha.

    A versão Beta do Chrome 28 para Android também vem embarcada com um suporte experimental para WebGL, que pode ser ativada na sessão de configuração about:flags acessada via barra de endereços do navegador. Isso significa que os desenvolvedores web já podem iniciar o uso de WebGL em seus projetos junto ao Web Audio e WebRTC, para criar aplicações web interativas que também funcionam em dispositivos móveis.

    Já a versão Beta do Chrome 28 para desktop introduz as Rich Notifications que permitem ao navegador ativas as notificações ao nível do sistema operacional, até o momento disponível apenas para Windows e Chrome OS. O suporte para Linux e Mac OS X deve ser implementado em breve. E como as notificações utilizam as tecnologias específicas de notificação dos sistemas operacionais, as mensagens dos sites web serão apresentadas no mesmo estilo das mensagens das aplicações nativas.

    O Chrome 28 Beta já está disponível para Windows, Mac OS X e Linux através do canal de lançamentos Beta do navegador. A versão para Android pode ser baixada diretamente do Google Play. Vale repetir que o Chrome é um software proprietário, construído a partir do projeto de código aberto do Google chamado Chromium (que possui seu própro navegador de mesmo nome).

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Chrome 28 Beta gets faster, brings fullscreen mode to Android (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L