• Maker Faerie: Arduino Lança Kit Robótico Completo com Wi-Fi

    A Arduino acaba de lançar uma nova família de placas de desenvolvimento e sua primeira plataforma completa de robótica na Maker Faire Bay Area no fim de semana passado. O Arduino Yún é seu primeiro lançamento dentro da nova linha de placas com Wi-Fi habilitado, sendo baseado no Arduino Leonardo acompanhado de uma placa Wi-Fi embarcada rodando uma variante MIPS do Linux. Já o Arduino Robot é a primeira plataforma de robótica da companhia que é completamente funcional e consiste de duas placas conectadas por um cabo do tipo fita (ribbon cable), equipado com motores, rodas e sensores em um design circular que lembra o Roomba. O projeto também apresenta uma tela LCD colorida, um slot para cartão SD, um compasso (sensor), LEDs e demais elementos de controle.


    O Arduino Yún vem com um sistema embarcado Wi-Fi. Fonte: Arduino

    Arduino Robot

    O Arduino Robot possui 19 centímetros de diâmetro e 10 centímetros de altura, possuindo um processador em cada uma de suas placas combinadas. Os controles da placa inferior controla os motores da plataforma, enquanto a parte superior é responsável por processar as informações do sensor e dirigir o robô. Ambas as placas são baseadas no chip ATmega32u4 da Atmel. O dispositivo pode ser programado via interface USB, similar ao Arduino Leonardo. O sistema também foi projetado em colaboração com a equipe de desenvolvimento de robótica da Complubot e já estava à venda na Maker Faire for US$ 275,00. Para o público em geral, o pequeno possante deverá estar nas prateleiras através de distribuidores autorizados da Arduino já no início do mês de Julho deste ano de 2013.


    As placas inferior e superior do Arduino Robot. Fonte: Arduino

    Arduino Yún

    O Arduino Yún também utiliza a mesma plataforma ATmega32u4 que o Arduino Robot. isso significa que o mesmo é praticamente um Arduino Leonardo clássico, mas combinado com um sistema Atheros AR9331 em um chip rodando Linino, uma versão customizada do OpenWRT. O sistema embarcado construído com Wi-Fi possui suporte completo no Linino, que também implementa um sistema de assinatura de pacote para permitir a autenticação de pacotes instalados na plataforma. Desenvolvido com a companhia de automação Dog Hunter, o Yún pode ser programado via interface USB ou através da conexão Wi-Fi. Também vale ressaltar que a parceria da Arduino com a Temboo permite que os usuários do dispositivo possam acessar mais de 100 APIs para serviços como Twitter, PayPal e FedEx através de uma única interface baseada na nuvem. A placa estará disponível em Junho deste ano de 2013 pelo valor de US$ 69,00 acrescido de taxas.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Arduino launches Wi-Fi board and ready-to-roll robotics platform (em Inglês)