• Developer Break: CMIS, Spring, R, jEdit, Hadoop, e VNC over GIF

    A seção Developer Break do Heise Online é um espaço com notas pequenas mas importantes para os desenvolvedores, de bibliotecas a APIs, de pessoas a posts. Nesta edição: CMIS 1.1 aprovado, Spring 4.0 lançado, novo R, jEdit 5.1 em preview, Hadoop para Windows, AMQP para Azure, CoFluent 5.0, e VNC over GIF.


    Padrões

    CMIS 1.1: A última versão do CMIS, a especificação de Serviços de Interoperabilidade para o Gerenciamento de Conteúdo (Content Management Interoperability Services), projetada para permitir que sistemas CMS e clientes possam interoperar, acaba de ser aprovada pelo comitê técnico da OASIS. A nova especificação CMIS 1.1 adiciona bindins ao navegador, mutabilidade de tipo, um tipo "Item" e atualizações em massa. Jeff Potts da Alfresco resume o que tem de novo na versão 1.1.

    Ferramentas e Linguagens de Código Aberto

    Spring Framework 4.0: O suporte inicial para Java SE 8 / Open JDK 8, JMS 2.0, JPA 2.1, Bean Validation 1.1 e JSR-236 já está disponível no primeiro milestone para o Spring Framework 4.0. Junto com esse lançamento, a equipe do Spring também está oferecendo a versão 3.2.3 do framework de aplicação para corrigir várias bugs recentemente descobertos e integrar o suporte para runtime no OpenJDK 8.

    R 3.0.1: Com o R 3.0.1, uma nova versão da linguagem de programação R se torna disponível para o público. Os desenvolvedores adicionaram, por exemplo, argumentos para chooseCRANmirror(), load() e mcparallel, assim como alertas para scan().

    jEdit 5.1: Um preview do jEdit 5.1 oferece uma primeira impressão das novas funcionalidades que estarão disponíveis na próxima versão desse editor de textos em linguagem Java. Por exemplo, temos uma nova opção de gerenciamento de plugin que irá ajudar os usuários a desabilitar plugins que estejam desatualizados.

    Serviços e SDKs

    Hadoop para Windows: A Hortonworks acaba de anunciar a disponibilidade geral da plataforma Hadoop para Windows. A companhia afirma que o Hortonworks Data Platform (HDP) para windows é a única distribuição que permite a execução nativa das aplicações Hadoop em plataforma Windows e servidores Linux.

    Windows Azure: O Windows Azure Service Bus agora já suporte AMQP (Advanced Message Queuing Protocol). O protocolo define uma representação de dados portável que permite, por exemplo, a leitura de mensagens enviadas para um Service Bus para um programa .NET, via programa Java ou script em Python. Tudo isso sem causar nenhuma perda de conteúdo na estrutura da mensagem.

    Ferramentas

    Intel CoFluent Studio 5.0: Já está disponível para download a versão 5.0 do Intel CoFluent Studio. Os servidores de ambiente para modelagem e simulação de sistemas eletrônicos complexos.

    Interessante

    VNC over GIF: Sempre teve vontade de ser capas de enviar dados de tela compartilhados via VNC como uma imagem GIF animada? Andrey Sidorov se inspirou na ideia e criou o vnc-over-gif, uma aplicação Node.js que utiliza as bibliotecas node-gif e node-rfb para que até o navegador Internet Explorer 6 sem nenhum plugin seja capaz de visualizar uma sessão VNC.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Developer Break: CMIS, Spring, R, jEdit, Hadoop, and VNC over GIF (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L