• Criado em 30 Dias: Conjunto de Aplicativos para Escritório Joeffice

    O Joeffice é uma versão Alpha de um conjunto de aplicativos para escritório de código aberto baseado em Java, que foi criado por seu autor, Anthony Goubard, em apenas 30 dias. Goubard documentou o processo de desenvolvimento em uma série de vídeos agora disponíveis no YouTube. O framework de aplicação e a ferramenta utilizada para seu desenvolvimento, é a plataforma Netbeans.

    Já é conhecido que o NetBeans é uma IDE, mas essa IDE suporta ser utilizada como base de aplicações que você desejar criar. Isso significa que a plataforma NetBeans irá fornecer pra sua aplicação todo o suporte de editores customizados para documentos, além de ter suporte completo ao uso de abas, dock habilitado, ambiente multi-janela ou janela simples com toolbars, menus e outros elementos de interface que o desenvolvedor precisar.

    Goubard então utilizou as bibliotecas Apache POI - que oferecem aplicações Java capazes de importar, manipular e exportar formatos de documento Microsoft (incluindo docx, xlsx e versões legadas desses formatos) - e construir editores customizados para cada. Para uma base de dados, Goubard utilizou o motor de banco de dados H2 e, novamente, criou um editor para arquivos h2.db. Para a aplicação de desenho, o Joeffice funciona com arquivos do tipo SVG e utiliza o toolkit Apache Batik SVG.


    A funcionalidade da planilha Joefiice é básica. Fonte: Joeffice

    Por debaixo de tudo isso, é claro, encontra-se o Java 7 e o toolkit Swing UI, permitindo que as aplicações funcionem no Windows, Linus e Mac OS X, e o mesmo é empacotado com instaladores nativos. Em um teste rápido feito pelo Heise Online, o Joeffice parece mesmo ser o que o rótulo Alpha denota: uma prova de conceito bem básica que precisará de muito mais desenvolvimento para adicionar todas as funcionalidades ausentes (mas prometidas) e tornar o mais agradável possível a experiência de uso deste programa pelo usuário.

    Quer Participar?

    Goubard está procurando por desenvolvedores para colaborar junto ao Joeffice no site joeffice.org. O mesmo também está gerenciando uma lista TODO no wiki do projeto, hospedado no BitBucket. Goubard está encorajando especialmente o trabalho upstream no Apache POI, já que algumas funcionalidades estão faltando na funcionalidade de manipulação de documentos para o padrão Office. O joeffice está sob a Apache Public Licence 2.0 e está disponível para download diretamente do site principal do projeto.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: "30 day" office suite Joeffice launched (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L