• Projeto Norte-Americano Planeja Tornar Ciberataques tão Fáceis Quanto Jogar Angry Birds

    O computador de destino é escolhido; a ordem para atacar foi recebida. Tudo o que é preciso é um simples clique e algumas pequenas ações, e o ciberataque está preparado para começar. Desde o ano passado, um grupo de engenheiros de Apple, do Google e empresas de game que trabalham para as Forças Armadas dos EUA estão planejando um projeto chamado Plan X, que pretende tornar democrática a onda de ataques cibernéticos.



    A intenção desse projeto, é tornar a ciberguerra relativamente fácil, tão fácil quanto simplesmente usar o iPhone ou jogar Angry Birds, de acordo com a comparação feita pelos responsáveis por esse planejamento. Ou seja, os ataques cibernéticos deixarão de ser privilégio de pessoas que possuem um conhecimento vasto, passando a ser uma ação popular e que estará ao alcance de qualquer pessoa.

    Hoje, os ciberataques destrutivos - aquelas que causam transtornos nos servidores ou descontrolam outros equipamentos, são montados por pequenas equipes de hackers. Essas equipes estão recebendo ordens do mais alto escalão do governo, e todo esse trabalho leva meses para ser planejado. Além do mais, seus efeitos podem ser incertos, apesar de toda essa preparação. Vale ressaltar que há quem acredite que a maior intrusão de rede da história do Pentágono, pode ter sido uma infecção acidental e não uma ação deliberada.

    Com essa montagem do "Plan X", os envolvidos pretendem que as guerras cibernéticas passem a depender muito mais da habilidade e estratégia dos seus membros do que de seus conhecimentos, pois é a prática inteligente e sagaz que vai trazer os resultados desejados.


    Saiba Mais:

    [1] Wired http://www.wired.com/dangerroom/2013...gry-birds/all/