• Open Recall: Mozilla, jQuery, AppScale, WordPress e GSoC

    O Open Recall é um espaço do Heise Online para aqueles assuntos pequenos demais para a criação de notícias isoladas, mas de grande importância para ser anunciado em conjutno com outros itens de igual valor. Nesta edição temos: SourceForge oferece download para Google Code, add-ons no Firefox 25, última atualização do jQuery, atualizações do AppScale, WordPress é dez e Google Summer of Code é para valer esse ano.


    SourceForge: Nem passou uma semana que o Google anunciou que não mais disponibilizará a funcionalidade de downloads no Google Code, e o SourceForge já se prontificou em receber os usuários do serviço. Da mesma maneira que o projeto ofereceu suporte para os projetos no GitHub quando eles perderam a capacidade de efetuar upload e download de arquivos, o SourceForge diz que está oferecendo largura de banda ilimitada e capacidade de analytics para os projetos, mesmo se só quiserem hospedar arquivos binários.

    Mozilla: A equipe de add-on da Mozilla ofereceu um heads-up sobre o que está acontecendo com a compatibilidade de add-on no Firefox para os próximos seis meses até a planejada versão 25 que será lançada em Outubro de 2013. O Firefox 24 foi planejado para ser uma versão de extensão de suporte, onde as mudanças mais bruscas serão colocadas para a versão 25. A aparência Australis, assim como as mudanças no manuseio da restauração das sessões significa que um número considerável de add-ons ficarão quebrados.

    jQuery: Os desenvolvedores do jQuery embarcaram simultaneamente as versões 1.10.0 e 2.0.1 na semana passada a medida que continuam com o processo de sincronização das funcionalidades das séries 1.x e 2.x. As atualizações trazem um parsing HTML mais solto, melhorias na modularidade e "não mais foco da morte do IE9". Os detalhes sobre o download e as notas de lançamento já estão disponíveis.

    AppScale: Os desenvolvedores do AppScale liberaram uma atualização para sua implementação de código aberto para a plataforma App Engine do Google. Dentre as várias melhorias, destacamos que o suporte a Java já trabalha com multithreading, além do Mail e das Channel APIs. O código fonte e as imagens para VirtualBox, KVM e Eucalyptus podem ser encontradas na página de download da empresa.

    WordPress: O WordPress é dez. A plataforma de blog WordPress está comemorando seus dez anos de existência. Seguindo em frente, os desenvolvedores estão planejando lançar o WordPress 3.6 em breve e anunciaram 8 internos que irão trabalhar no seu desenvolvimento durante o verao como parte do evento Google Summer of Code (veja abaixo), além do GNOME Outreach Program for Women. Matt Mullenweg, que desenvolveu o WordPress e fundou a Auttomatic (a face dos negócios por trás do WordPress), também ofereceu algumas reflexões dos dez anos desse sistema de blog de código aberto.

    GSoC: O Google Summer of Code já está em ponto de bala com 1.192 estudantes sendo aceitos dentre os 4.144 que se inscreveram. Os estudantes irão agora ser "associados" com seus mentores e projetos, e iniciar as preparações para Junho quando começarão a escrever código de verdade com uma das 177 organizações envolvidas no GSoC 2013.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Open Recall: Mozilla, jQuery, AppScale, WordPress and GSoC (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L