• Governo Australiano Adotando Padrão ODF

    O governo Australiano, que havia decidido previamente aplicar o formato Open XML do Microsoft Office em seus departamentos, agora propõe que qualquer conjunto de aplicativos para escritório utilizado pelo governo tenha, no mínimo, suporte para o Open Document Format 1.1. A proposta, apresentada em um post de blog pelo AGCTO (Australian Government CTO), vem como resultado da fase inicial de sua revisão anual, com o intuito de refinar suas políticas e clarificar suas intenções.


    O ODF 1.1 foi selecionado por melhor conforto com "um princípio orientador" da política, que é baseada em regras comuns e, sempre que possível, os mesmos seriam padrões abertos. A disponibilidade do suporte para ODF nos conjuntos de aplicativos para escritório em geral, e o suporte próprio para ODF da Microsoft significam que o ODF é praticamente mais utilizável. A avaliação também considerou que o ODF está sendo continuamente atualizado e que a versão 1.2 inclui uma especificação de função de planilha que corrige os problemas anteriores de interoperabilidade.

    O escritório da AGCTO disse que o suporte requerido para o ODF não impede o uso de outros formatos e não obriga o uso do ODF 1.1. Porém, será estabelecido o ODF 1.1 como linha-base para a compatibilidade dentro do governo Australiano. De acordo com o site de notícias técnicas Delimiter, em 2011, o AGIMO (Australian Government Information Management Office) havia decidido padronizar o Office Open XML, mas foi obrigado a reconsiderar a escolha após receber reclamações. Assim sendo, a nova proposta foi publicada e tanto o AGIMO quanto o AGCTO esperam retorno do público antes de dar continuidade a esse processo.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Australia government goes with ODF document standard (em Inglês)