• EclipseLink 2.5.0 Oferecendo JPA 2.1

    Os desenvolvedores responsáveis pelas bibliotecas de persistência EclipseLink acabam de disponibilizar uma implementação de referência do JPA (Java Persistence API) 2.1, JSR338, na forma da nova versão EclipseLink 2.5.0. O suporte para JPA 2.1 significa que o EclipseLink oferece a funcionalidade de updates em massa utilizando a Criteria API em adição as classes CriteriaUpdate e CriteriaDelete.


    As chamadas de procedures armazenadas e procedures armazenadas nomeadas também sõ suportadas como parte da JPA 2.1. Para quem não sabe a Java Persistence Query Language foi estendida para permitir que funções SQL não cobertas pela especificação JPA possam ser chamadas utilizando a keyword FUNCTION(). Os Entity Listeners também já podem injetar objetos em containers Java EE através de uma CDI (Contexts and Dependency Injection) API. Também existe o suporte JPA 2.1 para conversores de atributo, geração de DDL padronizada, requisições nomeadas e entidades gráficas de apoio para modelos de metadados. A documentação referente as melhorias na JPA 2.1 já foi publicada.

    Além da JPA 2.1, o provedor MOXy JSON foi melhorado para permitir que sub-conjuntos de atribuições possam ser empacotados e desempacotados, além das melhorias no JAX-RS JSON e no suporte para mapeamento XML. Também já existe o suporte para nova base de dados para HANA e bancos de dados pervasive.

    Novas versões do EclipseLink, iniciando com esse lançamento, estarão disponíveis através da instância SonaType OSS Nexus via Maven Central. Já as versões anteriores permanecerão de modo legado ao servidor Maven 2. A EPL 1.0 e a EDL 1.0 licenciam tanto a distribuição dos binários quanto dos fonte do EclipseLink 2.5.0, que já está disponível para download diretamente do site do Projeto Eclipse.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: EclipseLink 2.5.0 offers JPA 2.1 reference implementation (em Inglês)