• Spring 2013 Beta: MIT Game Lab Abre Código de Jogo Educacional

    O MIT Game Lab acaba de lançar uma nova versão Beta de seu jogo educacional A Slower Speed of Light (em tradução livre para o Português do Brasil "Uma Lenta Velocidade da Luz"). O Spring 2013 Beta Release deste jogo agora funciona no Linux assim como no Windows e Mac OS X, e os desenvolvedores do MIT também abriram o código-fonte do motor e das ferramentas de desenvolvimento do jogo utilizadas na criação deste game. Por sinal, as ferramentas OpenRelativity foram projetadas para auxiliar os desenvolvedores do jogo na criação de experimentos educacionais que explicam e demonstram a Teoria da Relatividade Especial. O OpenRelativity está sob a MIT License sendo baseado no motor de jogo Unity3D, simulando os efeitos de viajar próximo da velocidade da luz no ambiente do jogo. O Heise Online, inclusive, selecionou um slideshow com 10 imagens tiradas do jogo.


    Descrevendo o objetivo do motor do jogo e o próprio jogo sob o título "A Slower Speed of Light", Rik Eberhardt do MIT Game Lab disse em um artigo para o MIT News: "A educação pode ser assistida através do uso de jogos e outras mídias interativas, especialmente para tópicos que frequentemente não difíceis de entender e visualizar". Eberhardt continua explicando que agora os pesquisadores tem observado que é difícil para novatos no campo da relatividade especial, de entneder os princípios básicos de como a física se comporta quando próxima da velocidade da luz. O OpenRelativity foi projetado para ajudar a desenvolver um entendimento intuitivo dos princípios envolvidos através de uma experimentação divertida.

    O código do OpenRelativity está disponível no GitHub e o README do projeto oferece uma curta introdução para os conceitos de relatividade e suas aplicações no motor. Os usuários interessados no jogo podem efetuar o download do mesmo na forma de binários para Windows, Mac OS X e Linux, via web site do MIT Game Lab. O jogo precisa de um processador relativamente novo e um cartão de vídeo com capacidades gráficas para renderização 3D. Ter um mínimo de 8GB de RAM é recomendado.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: MIT Game Lab open sources relativistic game engine (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L