• Lançado MathJax 2.2

    Após uma série de testes em fase Beta, os desenvolvedores do MathJax anunciaram o lançamento da versão 2.2 de seu framework JavaScript para renderização de fórmulas matemáticas em páginas web. Essa versão conta com um grande número de novas funcionalidades, além da correção de cerca de 40 bugs no sistema. Par quem não conhece, o MathJax permite que você escreva as fórmulas matemáticas no formato LaTeX ou MathML. As instruções então são convertidas para fórmulas matemáticas que utilizam fontes nativas para apresentação em tela. Com o uso de fontes, cada página web fica muito mais leve, por não precisar apresentar essas mesmas fórmulas matemáticas no formato de imagens, como tradicionalmente era feito por tantas outras ferramentas de mesmo propósito.


    Dentre as funcionalidades destacamos o serviço de localização (idioma) para a interface de usuário do MathJax, agora disponível também em Alemão e Francês, além do idioma nativo: o Inglês. Outra novidade são os diagramas comutativos via extensão AMScd. Uma nova extensão de modo-seguro foi adicionada permitindo que os usuários possam restringir funcionalidades potencialmente perigosas do MathJax (como conversão de href para JavaScript, uso de styles e classes, e demais potenciais vulnerabilidades) quando utilizado em um ambiente compartilhado.

    Outra novidade é a melhoria na renderização de código MathML para elementos do tipo mfenced e mlabeldtr em navegadores que não os suportam de forma correta. Também foi adicionado suporte experimental para Content MathML.

    Para os que já utilizam o MathJax em seus sites via CDN, a atualização é instantânea. Mas se você trabalha com várias versões CDN do MathJax em seus sites, a última versão (2.2) pode ser encontrada nessa URL:

    http://cdn.mathjax.org/mathjax/2.2-latest/MathJax.js.

    Já para os que preferem servir seu próprio sistema, o download já está disponível na página oficial do projeto.

    Saiba Mais:

    - MathJax: MathJax v2.2 now available (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L