• Expect-lite 4.6.0 Introduz Loops foreach

    Os desenvolvedores responsáveis pelo expect-lite, um wrapper para a ferramenta Expect do Unix, acabam de lançar a versão 4.6.0 de seu software. Dentre as novas funcionalidades destacamos a inclusão do loop foreach, e a adição funções do tipo string-math. A localização da configuração de login SSH também foi movida das configurações da ferramenta para o arquivo de configuração próprio do SSH cliente.


    Screenshot do site do expect-lite localizado no portal SourceForge. Fonte: expect-lite.

    O expect-lite efetua um wrap na poderosa ferramenta Expect, de uma maneira que permite aos usuários sem conhecimento da sintaxe nativa do Expect, utilizá-lo. Em vez disso, o expect-lite utiliza um número de caracteres especiais que podem ser inseridos via comando de terminal para construir os scripts. A ferramenta apresenta programação estruturada com a ajuda de blocos de código e inclui um depurador poderoso, além do suporte para IPv6. Com o expect-lite os usuários podem escrever scripts automatizados para realizar testes de regressão e tarefas do sistema, ou mesmo, efetuar validações de compilação.

    Os loops foreach no expect-lite 4.6.0 permite que os usuários possam criar loops condicionais com uma sintaxe fácil de ler e entender (veja o exemplo abaixo):

    Código:
    $list=abc def ghi
    [ $x=$list
       >echo $x
    ]
    A nova versão também adiciona operações do tipo string-math para manipulação de string como concatenação, subtração, busca e substituição com e sem o uso de expressões regulares. O código fonte do expect-lite já está disponível para download diretamente do SourceForge. O software está sob três cláusulas da licença BSD. O expect-lite roda em Linux, Mac OS X, Unix e Windows sob Cygwin.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Expect-lite 4.6.0 introduces foreach loops (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L