• Motorola: Tatuagens Eletrônicas e Pílulas de Autenticação

    A Motorola está tentando retomar o seu ritmo ao se tratar de inovação, e vem trabalhando em uma série de idéias sobre o futuro dos processos de autenticação. Durante a D11 Conference, que foi realizada esta semana na Califórnia, a executiva do Googe Regina Dugan (e ex-diretora da Defense Advanced Research Projects Agency), que agora dirige uma nova pesquisa e laboratório de desenvolvimento da Motorola chamado "Advanced Technology and Projects Group", mostrou (em seu próprio braço) uma tatuagem eletrônica. Essa tatuagem tem como objetivo funcionar como um dispositivo de autenticação.


    Desenvolvido em parceria com a empresa de engenharia MC10, a tatuagem - apelidada de "Biostamp" - é feito de silício altamente extensível, aplicada com um carimbo de borracha ou spray de material de curativo, e move-se de acordo com os movimentos do corpo. Ele contém circuitos eletrônicos, sensores e antenas, e a equipe de Dugan está trabalhando em fazê-lo funcionar como um método de autenticação.

    Inicialmente concebido como uma alternativa para os profissionais monitorarem a saúde dos pacientes, sem precisarem estar na sala com eles - os seus dados cadastrais, tais como os sensores dos pacientes (temperatura e estado de hidratação), o selo é facilmente removível. Na verdade, se deixados sozinhos, eles começam a se soltar em questão de algumas semanas.

    Na sequência das inovações, vem também uma pílula de autenticação que a pessoa pode ingerir diariamente, durante 30 dias, sem quaisquer consequências para a sua saúde. A pílula foi aprovada tanto pelos US Food and Drug Administration quanto pelos órgãos reguladores europeus. Até agora, a equipe da Motorola tem sido capaz de fazer o trabalho de autenticação por telefone, mas tanto o Biostamp quando o Proteus ainda tem um um caminho bem grande a percorrer para aprimorar as funcionalidades de suas invenções.


    Saiba Mais:

    [1] All Things D http://allthingsd.com/20130529/motor...11-full-video/