• Google Glass: Projeção Entre Consumismo e Mercado Corporativo

    O Google Glass já pode ser considerado um enorme sucesso tecnológico da atualidade. Porém, existem alguns canais parceiros que acreditam que, mesmo que ele tenha entrado no mercado consumidor como uma espécie de "diversão" para o público consumidor, brinquedinho tecnológico, dentre outras denominações que o caracterizam como peça de entretenimento, o dispositivo de computação wearable pode perfeitamente evoluir para uma verdadeira e ampla oportunidade de vendas business-to-business.


    Esse fato despertou um grande interesse no executivo Allen Falcon, CEO da Cumulus Global, uma parceria do Google em Massachusetts, que antecipa aplicativos voltado para a área de negócios para o Google Glass dentro dos próximos dois anos, em áreas que abrangem até mesmo aplicação da lei. De acordo com as declarações de Falcon, há uma imaginação voltada para ambientes como armazéns e distribuidoras, com os responsáveis desenvolvendo informações de localização com o dispositivo e ainda, podendo utilizar as mãos.


    Utilização do Google Glass em Áreas Diversificadas

    Falcon disse ainda que visualiza a sua utilização na área médica, especificamente para a realização de pesquisas, ou basicamente em qualquer tipo de ambiente laboratorial onde as mãos estão sempre ocupadas. Entretanto, a necessidade de transmitir ou gravar informações ainda existirá. Em um futuro não distante, Falcon diz também que há um planejamento para o uso do aplicativo em aplicações da lei. Isso consistirá em um trabalho simplificado, modernizado e ao mesmo tempo muito prático, porque ao invés dos policiais digitarem em computadores, eles poderão muito bem acessar informações facilmente e continuar com as mãos livres.


    Tecnologia Inovadora e Atrativa

    Além do que já foi mencionado, muitos provedores de soluções esperam que essa tecnologia, tão sedutora e inovadora, encontre o rumo das organizações corporativas. Isso será um grande avanço. Entretanto, ainda não existe uma certeza sobre quando isso vai ocorrer. Conforme declarou Bill McCarthy, vice-presidente sênior e diretor de soluções em nuvem da Insight Enterprise (uma conceituada provedora de soluções do Arizona), as coisas ligadas ao Google começam com o consumidor antes de qualquer outra coisa. A partir daí, há uma conquista do espaço corporativo .

    Ele acrescentou que muitas pessoas nem imaginavam que o Google estaria hoje chegando ao espaço corporativo, com seus aplicativos e outras funcionalidades. O executivo também não sabe muita coisa quanto às outras utilidades que o Google Glass pode oferecer, mas parece que tudo que o Google faz, eventualmente se aplica ao espaço business-to-business. Essa visão de McCarthy sobre o Google Glass é compartilhada por outros provedores de soluções. Não será nada fácil fazer um julgamento em relação ao impacto business-to-business gerado pela aplicação em questão até que que haja um refinamento do dispositivo, tendo em mente a comunidade de negócios como alvo.


    Projeção em Várias Etapas

    Paul Hilbert, diretor da Networkm Doctor, de Nova Jersey, também fez algumas considerações importantes. Ele disse que "o Google Glass é uma coisa que você coloca em seu rosto e algo mais que você precisa lembrar de recarregar". O executivo também disse que não acha que o produto alcançará uma projeção tão rápida, porque mesmo sendo notícia quase que todos os dias, o realismo sobre suas funcionalidades ainda deixa muitas interrogações.

    Vale lembrar que essa ainda é a primeira fase do produto, portanto, devemos esperar para ver o que vai acontecer ao chegar à quinta fase. Além disso, Hilbert acrescentou que o número de futuras aplicações pode aumentar bastante as utilidades do Google Glass para a comunidade empresarial, em toda a sua extensão. Hilbert também considerou uma comparação com as Nações Unidas, onde existe todos os tipos de tradutores. Assim, há uma grande possibilidade de usá-lo para serviços de tradução, ou com qualquer tipo de apresentação.


    Produto Funcional e Atrativo

    Google Glass pode ser altamente funcional para pessoas que viajam muito a serviço. Se a pessoa vai para um país estrangeiro onde não fala o idioma local e consegue traduzir esse idioma através do aplicativo do Google, o produto pode ser extremamente atrativo. Vale ressaltar que na recente conferência de desenvolvedores Google I/O, era possível notar a presença do Google Glass com frequência, com pessoas que fizeram o investimento decidindo fazer uma espécie de "declaração fashion". Isso ocorreu paralelamente a todos os outros presentes na conferência, que estavam usando seus smartphones, tablets e notebooks.


    Saiba Mais:

    [1] CRN Brasil http://crn.itweb.com.br/43168/google...do-para-nerds/