• DRM: Como as Editoras Falharam em Aprender as Lições da Indústria de Música

    Em um post de Blog no Pruning Shears, o usuário Dan explica como a indústria de música inicialmente pensou que a Internet fez com que as pessoas quisessem suas músicas de graça. Em 2003 a Apple persuadiu a indústria a utilizar um sistema de loja online com a tecnologia DRM. Porém, o DRM simplesmente não funciona para os consumidores. Assim sendo, a partir de 2010, as lojas online de música passaram a ser livre de DRM. E essa mudança só veio após a indústria de música perder muito dinheiro tentando obrigar os usuários a comprar seus produtos, em paralelo a "caçada insana" via ações judiciais aos indivíduos que compartilhavam música gratuitamente na Internet via redes peer-to-peer.


    Porém, de forma triste, parece que a indústria de livros digitais não aprendeu essa lição. E existem grandes lições para a indústria de gadgets. E uma delas é a indústria de tecnologia, que tem entupido o mercado com diferentes tipos de dispositivos, sistemas operacionais e formatos de tela, no intuito de produzir O Gadget Verdadeiro - aquele dispositivo que vai acompanhar você em todo canto, e ser utilizado para tudo. Claro que ainda falta muito chão para isso acontecer, já que os fabricantes tem acumulado uma quantidade insana de "erros" de mercado, tudo culpa de seus ouvidos surdos para com os consumidores durante todo esse tempo (mas isso é uma outra história).

    Com o uso de DRM para o comércio de livros digitais, a indústria correspondente está dando um tiro de canhão em seu próprio pé. O usuário não vai querer ficar preso a um único aparelho para cada livro adquirido em uma loja virtual diferente. O consumidor quer poder escolher onde ler seu livro digital. Seja na rua utilizando um smartphone, seja na praia utilizando um tablet, seja num laptop em plena rodovia, e assim por diante. Se você não pode ter acesso ao livro digital que adquiriu em qualquer um desses dispositivos, não tem sentido adquirir livros digitais. Para saber mais sobre o assunto, acesse o post de Blog completo nesse link.

    Saiba Mais:

    - Slashdot: DRM: How Book Publishers Failed To Learn From the Music Industry (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L