• Andrew Reisse: Oculus VR Publica Memorial para Brilhante Programador

    Os empregados da Oculus VR postaram um memorial dedicado a Andrew Reisse, o co-fundador da empresa que morreu de forma trágica nesta quinta-feira passada, dia 30 de Maio de 2013, vítima de um atropelamento durante uma perseguição policial em alta velocidade. "Nós temos notícias completamente inesperadas e trágicas para compartilhar. Na quinta-feira, nós perdemos um amigo muito querido e membro fundador de nossa família unida da Oculus, Andrew Reisse", informou a organização em um post de blog no dia de hoje.


    O documento descreve Reisse como um "brilhante engenheiro de computação gráfica, um fotógrafo ávido, um hiker que amava a natureza, e um amigo leal". Reisse também era "extraordinariamente genial e completamente altruísta". Ele foi um "mentor e inspiração para todos a sua volta".

    A Carreira até a Oculus VR

    Reisse estudou Ciência da Computação na University of Maryland College Park, e foi colega de quarto no dormitório da universidade de Michael Antonov, outro co-fundador da Oculus VR. Alguns da equipe conheciam Reisse desde a faculdade e trabalharam com ele em múltiplas companhias incluindo a Scaleform em Maryland. Ele ajudou a iniciar a companhia aos 19 anos de idade.

    "Ele amava jogos, porém mais ainda, ele amava a tecnologia por trás deles", disse a companhia. "Apenas por diversão, ele fez seu primeiro motor de renderização 3D que podia carregar mapas do Quake. No mesmo ano, [Reisse e Antonov] conheceram Brendan Iribe e começaram a fazer um sistema de interface de usuário para desenvolvedores de jogos, que foi primeiramente utilizado no Civilization IV e posteriormente se tornaria o Scaleform GFx — utilizado por milhares de video games".

    "Andrew era um livre-pensador e era conhecido por suas opiniões e ideais", adicionou a companhia. "Ele era contra os acordos corporativos que restringiam a capacidade do funcionário de contribuir para projetos extras de código aberto. Quando pressionado pela Autodesk de assinar tal acordo, Andrew optou por se juntar a Brenden na Gaikai, a companhia de streaming na nuvem, na Califórnia. Michael e Nate [Mitchell] se juntaram a Andrew e Brendan uma semana depois, onde a equipe trabalhou na plataforma e SDK de jogos para nuvem da Gaikai até iniciarem a Oculus. Andrew continuou seu trabalho em projetos de código aberto por todo esse tempo".

    O trabalho na Gaikai em Aliso Viejo, direcionou Reisse para a Califórnia onde ele eventualmente viveu em Santa Ana e trabalhou na Oculus VR em Irvine. Seu impacto na tecnologia da Oculus foi "imensurável". Mas a equipe disse que ele não era fanfarrão. Quando ele não estava programando, ele estava aprendendo, lendo seu website favorito, o Slashdot.org.

    Na Oculus VR, Reisse servia como um líder de engenharia. Suas contribuições para a indústria foram muito longe. Milhões de pessoas já jogaram milhares de jogos com seu código.

    O Acidente que Tirou sua Vida

    Reisse estava caminhando em uma faixa de pedestres quando um carro o atingiu. A polícia disse que o incidente teve início quando eles viram dois carros cheios de pessoas. Seguiu-se uma briga, quando um deles atirou e matou um dos suspeitos, Gerardo Diego Ayala de 26 anos. A polícia alegou que Victor Sanchez e dois outros suspeitos arrancaram em um Dodge Charger.

    Sanchez, que estava supostamente ao volante, fugiu da polícia e bateu em dois veículos antes de atingir Reisse durante a perseguição em alta velocidade. Sanchez levou a polícia através de vários cruzamentos vermelhos, incluindo um em uma interseção onde ele aparentemente atropelou Reisse.

    "Andrew foi tirado de nós muito antes de seu tempo" disse a companhia em fechamento. "Palavras não podem expressar o quão duramente ele fará falta ou o quão profundamente nossa simpatia vai para sua família. Andrew, você sempre estará em nossos pensamentos e jamais o esqueceremos. Nós amamos você, Reisse".

    Saiba Mais:

    - Venture Beat: Oculus VR posts a memorial for a brilliant game programmer (em Inglês)