• COBIT 5 for Assurance: Orientações Práticas para Negócios de TI

    Estabelecer confiança nos processos e controles de TI é um fator importante, mas os processos de auditoria e segurança, muitas vezes, representam um ponto crucial para os parceiros de negócios. Dessa forma, existe uma percepção de que os processos de garantia irão consumir recursos, irão tornar as atividades mais lentas e isso poderia levar a um trabalho adicional para atingir as metas necessárias.

    Nesse contexto, surge o COBIT 5 for Assurance, que fornece orientações práticas para a unificação dos negócios, visando profissionais de TI e a garantia em torno de uma abordagem comum no planejamento e na realização de revisões de garantia. Ele ajuda as empresas a permitir atividades eficientes e eficazes na área de TI, para que possa haver um nível de conforto nos processos que estão em curso, e como os possíveis riscos podem ser gerenciados.



    Além disso, há a disponibilidade de um roteiro definido com base em abordagens de garantia que são bem aceitas e reconhecidas internacionalmente. Isso permite que os profissionais de segurança planejem, de forma eficaz, como aumentar o nível de abrangência e a execução das iniciativas de TI. A partir daí, haverá uma ênfase sobre a crescente complexidade da tecnologia, além de uma demonstração do valor estratégico de TI e a relação estabelecida com os stakeholders da empresa.

    "As empresas podem usar o COBIT 5 for Assurance para beneficiar a coerência, a estrutura e o contexto do framework COBIT 5", disse Tony Noble, vice-presidente de auditoria de TI da Viacom. "Quando os profissionais baseiam suas opiniões sobre a mesma estrutura utilizada pelos gestores de negócio e de TI, para maximizar o valor da informação e da tecnologia, todos os envolvidos estarão usando uma linguagem comum e assim, terão um objetivo comum."


    Saiba Mais:

    [1] ISACA - CONIT 5 for Assurance http://www.isaca.org/COBIT/Pages/Ass...duct-page.aspx

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L