• Microsoft Baixa Preço de Licença do Windows e inclui Office Gratuito nos Tablets

    Hoje a Microsoft confirmou o que muitos analistas já suspeitavam, que iria cortar seus preços de licença para o Windows 8 e Windows RT junto aos parceiros de hardware que constroem pequenos tablets, como uma maneira de derrubar o preço dos dispositivos e aumentar a receita das vendas. E os analistas ainda questionaram se os cortes seriam o suficiente para baixar os preços dos tablets de forma dramática, permitindo um crescimento acelerado nas vendas. Além disso eles estavam céticos com relação ao Office, que poderia ser um grande atrativo para os consumidores, que adquirem os tablets no mercado.


    De acordo com o agrupamento Office Home & Student 2013 com o Windows 8 nos tablets pequenos, disse Tami Reller, o CFO do grupo Windows, também da Computex.

    O Windows RT sempre veio acompanhado do Office Home & Student RT, uma coleção de aplicações de escritório que inclui Excel, OneNote, PowerPoint e Word, mas o Windows 8 não possui ofertas livres como essa. A versão Office Home & Student 2013 também apresenta as mesmas quatro aplicações para escritório - que, igualmente ao Office RT, não vem embarcado com o cliente de e-mail Outlook, uma aplicação de interesse do mundo empresatial - e como o RT não está licenciado para uso comercial, conhecido como o seu local de trabalho.

    A coletânea de aplicações também será embarcada nos novos dispositivos rodando o Windows 8.1, a tão aguardada atualização para tanto o Windows 8 quanto o Windows RT que a Microsoft deverá lançar ainda neste ano de 2013.

    Há três meses atrás, o Wall Street Journal foi o primeiro a afirmar que a Microsoft iria dar descontos no valor de suas licenças junto aos respectivos EOMs, e que iria incluir no pacote o Office com o Windows 8. Nesta segunda-feria dia 3 de Junho de 2013, a Acer apresentou o primeiro tablet de tamanho reduzido embarcado com o Windows 8, um Iconia W3 com 8,1 polegadas diagonais de telz, que inclui o Office Home & Student 2013 e seria disponibilizado no mercado ao preço inicial de US$ 379,00, assinalando que o relatório do March foi preciso.

    Na semana passada, a Microsoft havia dado um adica de que o Windows 8 viria junto com o Office quando lançou seu tablet Surface Pro no japão, onde o mesmo viria com uma cópia com licença comercial do Office Home & Business 2013. "Eu penso que esta receita é neutra, que o preço final para o OEM será neutro, mas eles estão jogando no Office", disse Patrick Moorhead, principal analista junto a Moor Insights & Strategy.

    Moorhead explica que displays pequenos significam telas mais baratas. "indo de 10,6 polegadas, ou 11,1 polegadas para 8 ou 7 polegadas, você irá baixar os preços de forma dramática. Então qualquer redução nos preços será por base do novo hardware, e não atribuído ao que a Microsoft está fazendo".

    Para alguns clientes, a inclusão do Office nos tablets com Windows 8 seria suficiente para melhorar as vendas a favor da Microsoft, afirmou Wes Miller da Directions da Microsoft. "Esse é um incentivo para aqueles consumidores pesados do Office" notou Miller, e completou "porém, eu não tenho certeza se isso irá encorajar a venda de tablets menores [com Windows]. provavelmente não irá".

    Saiba Mais:

    - Computer World: Microsoft marks down Windows, kicks in free Office to spark tablet sales (em Inglês)