• HTML 5.1: Novo Rascunho de Trabalho Liberado

    O W3C (World Wide Web Consortium) apresentou um novo rascunho de trabalho para a linguagem de marcação HTML. A versão 5.1 da linguagem de marcação ainda está sendo desenvolvida e um rascunho de um segundo documento descreve as diferenças entre o atual estado de desenvolvimento e as versão anterior principal, a HTML 4. O segundo rascunho lista todos os detalhes que afetam o HTML5, ou essa atualização para HTML 5.1, se comprada com a HTML 4 em ordem cronológica.


    Mais de 40 modificações estão listadas entre a faixa de tempo correspondente a Setembro de 2012 até o dia 6 de Maio de 2013. As alterações correspondem a detalhes de implementação de elementos e atributos. Por exemplo, a W3C descartou o elemento hgroup, e o elemento img agora suporta "eventos em progresso" (para medir o progresso de um evento), e o elemento temporal de atributo datetime agora precisa ser digitado como dateTime no DOM IDL. Até o final de Maio deste ano corrente de 2013, a W3C também liberou um novo rascunho de trabalho para o Level 2 do contexto 2D dos elemento canvas.

    O consórcio também tornou disponível três documentos a título histórico. Esses documentos ou foram descontinuados - como o "HTML5: Edition for Web Authors" e o "HTML: The Markup Language" (uma referência da linguagema HTML) - ou integrados na especificação HTML5 (como o "main element - an HTML5 extension specification").

    De volta a Julho de 2012, a W3C e a WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group) haviam finalizado seu desenvolvimento conjunto para o padrão, e em Dezembro de 2012, a W3C hvia declarado que o HTML5 estava "finalizado" e liberado como um rascunho para a nova versão. A W3C planeja liberar o padrão HTML5 completado como uma recomendação em 2014.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: New HTML 5.1 working draft released (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L