• Disponível Google backend para Aplicações na Nuvem

    Introduzido na conferência Google I/O, o Mobile Backend Starter já está disponível para o público em geral. Atrás do nome está um backend baseado em Java para aplicações móveis via nuvem que roda através da App Engine do Google, além de um framework para Android do lado-cliente. O produto é voltado quase que inteiramente para desenvolvedores que não queira escrever código backend customizado. Se o mesmo requer modificações, o código fonte já está disponível no GitHub sob a licença Apache 2.0.


    Introdução do Mobile Backend Server na conferência Google I/O.

    O Backend Starter inclui um servidor que armazena dados via App Engine, uma biblioteca cliente, e uma aplicação de demonstração do Android. O anúncio de lançamento informa que ele também permite aos desenvolvedores integrar o sistema de mensagem de nuvem do Google e mecanismos de autenticação, além de suportar consultas que rodam de forma contínua no servidor, alimentando de forma automática as atualizações do cliente.


    Diagrama conceptual do Mobile Backend Starter. Fonte: Google Cloud Platform Blog

    Enquanto o gerente de produto Brad Abrams descrevia o Mobile Backend Starter como um "depurador de um-clique, backend móvel completo", uma olhada nas instruções de implementação e customização indicava que um pequeno esforço ainda seria necessário, pelo menos para começar. Maiores informações sobre o Mobile Backend Starter podem ser encontradas na página web "Getting Started" do projeto.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Google backend for cloud applications available (em Inglês)