• Código Aberto: Plataforma de Aprendizado edX

    A plataforma de aprendizado edX acaba de completar sua transição para o código aberto e já está disponível sob a licença AGPL. O núcleo do sistema é o edx-platform que inclui tanto o LMS (Learning Management System) quanto o Studio, uma ferramenta para criação de cursos. Outras partes do sistema como a arquitetura de componente XBlock para courseware, graduação baseada em aprendizado de máquina como o EASE, uma ferramenta de discernimento, ferramentas de implementação, sistemas de interfaces para graduação externa, e utilitários de execução em Python. Todas essas funcionalidades podem ser encontradas no novo sub-site code.edx.org.


    A abertura do código-base cumpre com uma promessa feita em Abril deste ano de 2013, quando a Stanford University se juntou ao projeto edX. O projeto foi fundado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela Harvard University. O projeto edX está sob gerenciamento do xConsortium com 27 faculdades e universidades de todo o mundo reunidas.

    Para este lançamento, A Universidade de Stanford contribui com código para oferecer chat em tempo-real, e-mail em massa, novos scripts de instalação e ferramentas de integração externas para o código aberto do edX. Enquanto isso, o Professor Armando Fox da UC Berkeley contribuiu com graduandos de seu curso CS169 com uma plataforma SaaS (Software as a Service) que permite aos professores implementarem um sistema de graduação automática. Os estudantes da UC Berkeley tem trabalhado na integração do software para fórum, permitindo que os estudantes possam discutir as atribuições.

    O trabalho no projeto com o desenvolvimento de código também possui um caráter internacional. Por exemplo, a Universidade de Queensland contribuiu com um XBlock para as ferramentas de interoperabilidade de aprendizado, e estão desenvolvendo um XBlock de identidade e ferramenta de discussão com votação no estilo Q&A (Quality Assurance). O edX foi implementado praticamente em Python, mas também inclui algum código em Ruby e em Node.js. Novas contribuições estão a caminho do projeto pela 10gen, a companhia por trás do MongoDB, e do Concord Consortium.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: edX learning platform now all open source (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L