• Open Recall: lumail, AntiX, Y PPA Manager e KDE 4.10.4

    O Open Recall é um espaço do Heise Online para aqueles assuntos que são muito pequenos para se criar uma notícia exclusiva, mas são de grande importância para a comunidade. Nesta edição temos: antiX 13, Lumail, RawTherapee e Y PPA Manager para Mint 15 e Ubuntu 13.10, além da atualização de estabilização para Junho do KDE.

    AntiX 13: Os desenvolvedores da distribuição leve baseada no Debian, a antiX, um desdobramento do MEPIS, acaba de disponibilizar para o público a versão 13, codinome "Luddite". As três edições da distribuição agora estão disponíveis para sistemas 64-bit e seus pacotes foram atualizados para a base do Debian Wheezy. Dentre os conjuntos de aplicações, destacamos o LibreOffice 4 e o Iceweasel 22. Um sumário das alterações já está disponível através do anúncio de lançamento do wiki do antiX.

    Lumail: Não satisfeito com a existência de clientes de e-mail baseados no console do Linux, Steve Kemp, um x-desenvolvedor do Debian, escreveu o lumail. A ferramenta escrita em linguagem de programação Lua é projetada para suportar "scripting com uma linguagem real", o que Kemp afirma (aparte de seu projeto) que apenas o Emacs faz. O lumail trabalha exclusivamente com hieraquias Maildir e não suporta POP3 ou IMAP. O cliente é modal por natureza e oferece três modos de apresentação: listagem de pastas de email, as mensagens nessas pastas, e a visão de uma única mensagem. Os pacotes para o Debian Wheezy e instruções de como obter o código fonte do programa estão disponíveis na página de download do lumail.

    RawTherapee 4.0.11: O último lançamento do RawTherapee, a versão 4.0.11, inclui um número de melhorias de velocidade e correções de bugs para o processador de imagem RAW de código aberto. Dentre as novas funcionalidades, destacamos a adição de níveis de zoom e suporte para canais Alpha nos arquivos TIFF. O suporte para novas câmeras inclui a D5200, a D7100 os modelos Coolpix A da Nikon, e a Panasonic Lumix DMC-G5. Uma listagem com todas as funcionalidades está disponível nas notas de lançamento.

    Y PPA Manager: A versão 0.9.9 do Y PPA Manager agora já funciona com o recém-lançado Linux Mint 15 e com a versão corrente em desenvolvimento (13.10) do Ubuntu. O Y PPA Manager é utilizado para a administração de PPAs (Personal Package Archives) de terceiros com uma interface gráfica de usuário. O mesmo é capaz de resolver problemas de fontes de pacotes duplicados, além de atualizar os PPas independentemente dos demais repositórios no sistema. Como o Linux Mint 15 já inclui uma ferramenta para o gerenciamento de PPAs, uma aplicação em separado para fazer o mesmo se faz necessário, mas o Y PPA Manager ainda oferece uma função de busca muito útil para PPAs. Para instalar o Y PPA Manager, os usuários podem utilizar um pacote fornecido pelo próprio projeto PPA no Launchpad.


    O Y PPA Manager possui uma funcionalidade de busca muito útil para o catálogo de PPAs do Launchpad.

    Atualização de Junho do KDE: Os desenvolvedores do KDE embarcaram o que há de mais recente nas séries de updates de estabilização mensal que oferecem, para a série 4.10 desse ambiente de desktop de código aberto. O KDE 4.10.4, como usual para as atualizações de manutenção mensal, vem com um número de correções de bugs, além de atualizações nas traduções. Por motivo da natureza relativamente trivial das atualizações, os desenvolvedores prometeram "uma atualização segura e agradável para todos". Detalhes referentes as mudanças nesta última versão do KDE, já estão disponíveis no anúncio de lançamento.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Open Recall: lumail, AntiX, Y PPA Manager, KDE 4.10.4 (em Ingllês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L