• API de Calendário do Google Aberta para Todos

    O Google acaba de anunciar que irá dar continuidade aos seus planos anteriores de restringir o acesso a API de seu produto Calendar apenas para desenvolvedores registrados. O acesso através do protocolo CalDAV irá continuar aberto para todos, disse Piotr Stanczyk, o líder de tecnologia do Google no Developers Blog da companhia. "Nós recebemos muitos pedidos de acesso ao CalDAV, nos dando um melhor entendimento do uso por parte dos desenvolvedores e levando-nos a rever essa decisão" disse Stanczyk.


    A Gigante da Internet havia anunciado em Março deste ano de 2013 que iria oferecer o CalDAV apenas para desenvolvedores registrados, gerando um grande número de reclamações por parte dos usuários que a companhia estaria deixando para trás os padrões abertos a cada passo dado. Para quem não sabe, o CalDAV é utilizado para sincronizar serviços como o Google Calendar com outras ferramentas de calendário, sejam elas aplicações web ou clientes nativos. A empresa planejava dar acesso apenas para os desenvolvedores que se inscrevessem para o uso do protocolo CalDAV, adicionando-os a uma whitelist, e pode ter revertido essa decisão devido ao grande número de pedidos que recebeu, chegando a um nível que ficaria impraticável gerenciar.

    Em seu anúncio, a companhia também disse que irá tornar o CalDAV um padrão aberto para troca de informações de contato, disponível para todos os usuários. Tanto o CalDAV quanto o CardDAV foram integrados na API Console do Google e agora são capazes de utilizar a autenticação OAuth 2.0 através dos serviços da empresa.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Google's calendar API stays open for everyone (em Inglês)