• Microsoft e FBI Desarticulam Organização Cibercriminosa

    A Microsoft, o FBI, Agari, líderes em serviços atuantes no setor financeiro FS-ISAC, NACHA e outros parceiros da indústria, conseguiram desbaratar uma enorme organização cibercriminosa que roubava informações bancárias on-line das pessoas, além de dados de identidade. O esquema era articulado por botnets que controlavam uma quantidade enorme de computadores infectados.Isso gerou mais de meio bilhão de dólares em prejuízos devido as fraudes financeiras, e afetou mais de cinco milhões de pessoas em um total de 90 países.



    A investigação chegou ao seu ápice no dia 05 de junho, com a apreensão de key servers em duas instalações de hospedagem de dados em Nova Jersey e na Pensilvânia, juntamente com valiosos dados e evidências das botnets. Considerado como "um dos mais sofisticados e organizados grupos de cibercrime da atualidade", os atacantes empregaram mais de mil botnets para infectar computadores, usando o já conhecido trojan Citadel.

    Uma vez infectado, keystrokes das vítimas foram monitoradas e gravadas, proporcionando acesso a outras contas financeiras que levaram ao roubo de dinheiro e outras informações pessoais e bancárias. Como parte da operação do FBI, a comunicação foi cortada entre 1462 botnets e os milhões de computadores infectados que estavam o sob seu controle.

    "Embora essa tarefa possa ser comemorada hoje, é necessário lembrar o quão avançados são esses tipos de ataques, pois eles tornaram-se potencialmente caros pelos prejuízos que causam", disse Bill Nelson de FS-ISAC. "Isso ressalta a necessidade de ser pró-ativo na batalha contra os cibercriminosos, e de trabalhar em conjunto com parceiros como Agari, para proteger as empresas e clientes."


    Saiba Mais:
    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2511

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L