• Big Switch Abandona o OpenDaylight

    O projeto OpenDaylight para o Software Defined Networking (SDN) de código aberto tem tido alguns problemas com uma das companhias fundadoras, a Big Switch, que agora está deixando o projeto. Anunciado em Abril deste ano de 2013, o OpenDaylight (ODL) havia unido grandes empresas do setor como Big Switch Networks, Brocade, Cisco, Citrix, Ericsson, IBM, Juniper Networks, Microsoft e Red Hat. Todas como empresas fundadoras em um projeto para criar um framework para SDN que permitiria a visualização do próprio networking, construindo o mesmo sobre os padrões SDN existentes como o OpenFlow. Os fundadores "Platinum" precisam fornecer o valor de US$ 1 milhão cada, além de disponibilizar 10 engenheiros em tempo integral de seu quadro de funcionários para o processo de desenvolvimento do OpenDayLight.


    Esperava-se que a Big Switch contribuísse com o código do seu controlador Floodlight para esse novo framework, e a Cisco estaria contribuindo com seu código controlador do Cisco ONE. O debate estava as voltas com uma proposta, chamada de proposta Dixon-Erickson (ou DE), que iria fundir as duas bases de código. A Big Switch tinha esperança que o projeto iria iniciar o desenvolvimento com um novo repositório neutro, no qual os fundadores iriam fundir as duas bases de código com uma nova fundação sendo construída. Porém, como a companhia explicou em um post de blog, a liderança do OpenDaylight decidiu utilizar o código do Cisco ONE como base e mesclar o código do Big Switch por cima.

    Apesar de parecer haver apoio para a criação de um repositório neutro por parte de algumas companhias, nenhuma delas parece ter influência suficiente nas tomadas de decisão finais. Sendo assim, a Big Switch diz que teria de aceitar que sua própria tecnologia rodasse por cima da Service Abstraction Layer (SAL) da Cisco. "Tornou-se claro para nós que essa não é uma fundação que nós poderíamos construir sobre", disse a Big Switch, devido ao seu próprio controlador é um desenvolvimento de dois anos na base de código da ODL, e por causa disso ela não deseja utilizar suas energias para "fazer política com a comunidade fornecedora incumbente". A companhia também informa que aprecia a ideia do OpenDaylight e espera que a mesma evolua "em uma comunidade orientada ao usuário ao invés de uma controlada por um pequeno grupo de grandes fornecedores incumbentes. Se essas coisas aconteceram, então nós retornaremos".

    Enquanto isso, David Meyer da Brocade e OpenDaylight Technical Steering Committee Chair, postou um review dos primeiros 60 dias do projeto e como o mesmo está se movendo em direção a proposta Dixon-Erickson que irá utilizar a tecnologia SAL da Cisco, orquestrada e gerenciada com a OSGi, como a fundação e como o código da Big Switch será incorporado na base de código correspondente. "Debates e opiniões fortemente definidas informam decisões importantes. Nem todos conseguem tudo o que desejam a todo momento, mas o processo garante que as melhores ideias se infiltram em direção ao topo através do tempo".

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Big Switch leaves OpenDaylight (em Inglês)