• Python Software Foundation Publica Código de Conduta

    Após aprovar um CoC (Code of Conduct) para a sua comunidade em Abril deste ano de 2013, a PSF (Python Software Foundation) agora está publicando o referido texto com as diretrizes. O Código de Conduta da PSF é parcialmente baseado em documentos similares que tem sido adotados pelas comunidades das distribuições Linux Ubuntu e Fedora. A fundação também destaca que o novo documento adotado é separado do PyCon Code of Conduct, que é "um documento inteiramente diferente, escrito para uso em pessoa na conferência".


    O Python Code of Conduct é considerado um que as comunidades dentro da esfera de influência da PSF podem adotar, mas a fundação está apenas dadno suporte a sua adoção, e não está forçando nenhum elemento do referido documento para sua comunidade. Isso, e contraste com comunidades como a do Ubuntu e Fedora, que possuem procedimentos de adesão semelhantes, mas que adotaram Códigos de Conduta que permitem a comunidade agir com ostracismo contra membros que não os cumprem.

    A Python Software Foundation diz que nenhum incidente específico deu margem para a criação desse documento, e que o mesmo não deve ser visto como uma lista de verificação para dizer aos membros da comunidade o que não se pode fazer. O documento é redigido em termos positivos, ao invés de utilizar exemplos negativos. Isso encoraja os participantes da comunidade em serem abertos para a colaboração e a participação em discussões que estejam em andamento, gerando comentários construtivos e críticas. O Código de Conduta também conclama aos contribuidores para terem consideração e serem conscientes com os demais participantes, e que respeitem suas competências e posições. Assim sendo, o documento é um padrão para aspiração ao invés de uma política de controle.

    Em seu anúncio, a PSF diz que "sem esse CoC, a comunidade Python continuaria como está desde sua concepção", mas era de opinião que a publicação desse documento foi importante para garantir que os contribuidores encontrem seu lugar na comunidade.

    O Código de Conduta já foi adotado pela própria Python Software Foundation e um número de listas de discussão, incluindo a python-ideas, que também já começou a implementar o CoC para si. Os administradores do python-ideas disseram que removeriam os usuários da lista caso continuassem a agir de forma repetida em contrário ao espírito do CoC, mas os mesmos só identificaram um comportamento aberrante até o presente momento nesses seis anos de existência, e que se já existisse o CoC na época do incidente, o mesmo seria bem aplicado.

    E você? Participa da comunidade Python? Acredita que uma casa bem organizada e com regras é o melhor para todos? Então aproveite o Código de Conduta criado pela PSF para ajudar a torná-lo um exemplo para os integrantes de sua comunidade. Com você crescendo moralmente e profissionalmente, ajudará outros a crescerem em mesma velocidade. E quanto mais gente participar, mais sólida será a comunidade Python. O mesmo vale para outras comunidades do software livre e de código aberto. Um CoC, quando bem implementado (e nunca imposto) ajuda na estruturação de uma comunidade pacífica e colaborativa, integrando de forma verdadeira todos os níveis de conhecimento presentes entre seus integrantes.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Python Software Foundation publishes Code of Conduct (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L