• Spring Batch: Conexão Neo4j e MongoDB

    O suporte do Spring Data e as configurações Java são os destaques do novo lançamento do Spring Batch da divisão SpringSource da Pivotal. O Spring Batch é um framework leve para desenvolvimento de aplicações do tipo batch e baseia-se na abordagem de desenvolvimento do framework Spring. O mesmo é projetado exclusivamente para atender a necessidade de tarefas críticas de negócios executadas de forma periódica. A nova versão 2.2.0 do Spring Batch segue seu desenvolvimento nos passos de outro projeto da Spring, que está integrando bases de dados do tipo NoSQL e outras fontes do tipo "Big Data" utilizando o projeto Spring Data, e movendo-se para um modelo de configuração programática, ao invés do atual baseado em XML.


    No Spring Batch 2.2.0, já existe o suporte para leitura e escrita do Spring Data tanto para o Neo4J quanto para o MongoDB, além do suporte apenas para escrita para o Gemfire. Também existem wrappers para manipulação de CRUD além de repositórios de dados do tipo Paged/Sorted. É importante destacar que os projetos da Spring estão mudando para oferecer suporte através de código Java, e o Spring Batch está seguindo essa tendência com uma anotação do tipo @EnableBatchProcessing, além de auto-escrita para repositórios de jobs, launcher, além de gerenciadores de registros e transações.

    Dentre as demais alterações presentes nessa atualização, destacamos a habilidade de ler e escrever para endpoints de mensagem AMQP pelo uso do projeto Spring AMQP. Temos também presente o suporte para o passe de parâmetros para um job que não seja parte da identificação de um novo job, o suporte para SQLFire para armazenamento de dados referentes a repositório de jobs, além de dependências atualizadas como o novo suporte para Spring 3.2 e Hibernate 4. Vale destacar que o Spring Batch também está sendo abordado no change log. O Spring Batch está disponível para download ou pode ser instalado como um artefato Maven. O código fonte está sob a licença Apache 2.0 e disponível no seu repositório no GitHub.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Spring Batch plugs into Neo4j and MongoDB (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L